Embaixadora da UE no Brasil participa numa conferência em Loulé

A embaixadora da União Europeia no Brasil Ana Paula Zacarias é a convidada de nova conferência «Antes e depois, para […]

Ana Paula ZacariasA embaixadora da União Europeia no Brasil Ana Paula Zacarias é a convidada de nova conferência «Antes e depois, para amanhã», que será promovida em Loulé no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, naquele concelho.

A representante da UE em Brasília, que tem fortes ligações familiares a Loulé, de onde eram os seus pais e avós, será acompanhada, na mesa, pelo professor da Universidade do Algarve João Albino e pelo ex-deputado Joaquim Vairinhos, que irá moderar o debate.

«A embaixadora falará da União Europeia-Brasil no contexto geopolítico, da parceria estratégica e das relações económicas UE-Brasil, com Portugal no meio disso. A União Europeia mantém com o Brasil uma parceria estratégica, estabelecida durante a Presidência Portuguesa da UE em 2007, sendo hoje o Brasil um parceiro central para a União e na cena internacional», descreve a comissão Loulé 25 de Abril.

 

Sobre os membros da mesa:

Ana Paula Zacarias assume, desde 2011, a chefia da Representação da União Europeia em Brasília, na primeira rotação no âmbito do novo corpo diplomático europeu criado pelo Tratado de Lisboa e ao qual acedeu por concurso público internacional. No momento em que entrou para a carreira diplomática europeia saindo da carreira portuguesa, Ana Paula Zacarias era Representante Permanente Adjunta de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas. Ana Paula Zacarias tem uma carreia diplomática de 25 anos. Foi a primeira embaixadora residente de Portugal na Estónia (entre 2005 e 2008), desempenhou funções de vice-presidente do Instituto Camões, na Embaixada de Portugal em Washington, e no Consulado de Portugal em Curitiba, Brasil, tendo sido ainda representante permanente de Portugal junto da União Latina (2003-2005) e representante permanente adjunta junto da UNESCO (2000-2005), em Paris.

 

João Albino Matos da Silva, professor catedrático da Universidade do Algarve, preside ao Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. é o Presidente do Centro de Estudos em Turismo e Lazer da mesma universidade e é membro do Conselho para a Educação e Formação Profissional no Sector do Turismo (Secretaria de Estado do Turismo / COTEC). Lecciona as unidades curriculares de Macroeconomia, Macroeconomia I, Macroeconomia II, Economia do Turismo e História do Pensamento Económico aos cursos de Licenciatura em Economia e Gestão de Empresas da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve;

 

Joaquim Vairinhos, carismático político louletano, foi presidente da Câmara Municipal de Loulé entre 1989 e 1999, sendo eleito depois deputado ao Parlamento Europeu, e cumprindo mandato em Estrasburgo entre 1999 e 2004. No Parlamento Europeu foi membro da Comissão da Política Regional, dos Transportes e do Turismo; da Delegação para as relações com os países do Magrebe e da União do Magrebe Árabe; da Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor; e membro da Assembleia Parlamentar Paritária do Acordo celebrado entre os Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico e a União Europeia.

Comentários

pub