Câmara de Vila do Bispo apoia investigação sobre submarino alemão U-35 que afundou barcos na costa de Sagres

Uma campanha de investigação começa hoje e prolonga-se até 7 de Setembro, ao largo de Sagres, para localizar o veleiro […]

Projeto Submarino U35Uma campanha de investigação começa hoje e prolonga-se até 7 de Setembro, ao largo de Sagres, para localizar o veleiro italiano afundado pelo submarino alemão U-35 durante a 1ª Guerra Mundial, a 24 de abril de 1917.

A iniciativa será levada a cabo por parte de uma equipa do Centro de Investigação Naval da Marinha Portuguesa (CINAV), liderada pelo comandante Augusto Salgado e pelo historiador Jorge Russo.

Esta ação será apoiada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Para celebrar esta «interessante intervenção que procurará colocar a zona costeira do concelho nos mapas da 1ª Guerra Mundial a nível planetário», será assinado um protocolo entre o município de Vila do Bispo e a Escola Naval (Marinha Portuguesa), no próximo dia 3 de setembro, às 15h00, no salão nobre da Câmara Municipal.

O protocolo define os termos do apoio concedido pela autarquia, no valor de 15 mil euros.

A seguir, terá lugar uma palestra por parte dos dois investigadores sobre este projeto de arqueologia naval ao largo de Sagres.

A Câmara de Vila do Bispo sublinha ainda o apoio a prestar por algumas unidades hoteleiras de Sagres a este projeto, nomeadamente do Aparthotel Don Tenório, Aparthotel Navigator, Martinhal Resort e Pousada do Infante, bem como, dos restaurantes Retiro do Pescador, Gigi, Oliveirinha, Adega dos Arcos, Pescador, A Grelha, Vigia, Dromedário/Bossa Nova e A Sagres, aos elementos da equipa de mergulhadores e a este projeto da Marinha Portuguesa.

Esta investigação mereceu a atenção da revista “National Geographic” no seu número de Agosto do corrente ano.

Comentários

pub