Câmara de São Brás de Alportel recebeu espólio artístico da família Passos

A Câmara de São Brás de Alportel recebeu o espólio artístico da família Passos no dia 1 de agosto e […]

Espólio da Família Passos cedido à Câmara de São BrásA Câmara de São Brás de Alportel recebeu o espólio artístico da família Passos no dia 1 de agosto e passa a ser a responsável pela conservação e valorização do acervo desta influente família são-brasense.

«A família Passos é detentora de uma enorme e preciosa coleção de peças e obras de arte da autoria de Bernardo Rodrigues de Passos e seus filhos, Bernardo de Passos, poeta, Rosalina de Passos, escultora, Virgínia de Passos, pintora, e Boaventura de Passos, escritor», referiu a Câmara de São Brás de Alportel.

O protocolo de cedência do espólio foi assinado pela Câmara e pelos descendentes dos artistas numa cerimónia que serviu para homenagear o «contributo deixado pelos elementos da Família Passos na história cultural do concelho».
Uma herança histórico-cultural de «extraordinário relevo e mérito», que os descendentes dos artistas decidiram entregar à autarquia, «para benefício do município e de todos os são-brasenses».

«A conservação e valorização deste espólio pela autarquia são-brasense visa perpetuar para o futuro fragmentos de um passado marcado pela capacidade de criar e reinventar através da arte, nas suas mais diversas vertentes. Estes valores, enraizados na família Passos são apenas alguns dos exemplos de grandes nomes da esfera pública são-brasense, que devem ser dados a conhecer às novas gerações», ilustrou a autarquia.

À assinatura do protocolo seguiu-se uma visita à instalação de fotografia «À Procura de um Outro Corpo», de Luísa Ferreira, inaugurada nesse dia na antiga Farmácia Passos, localizada na Rua Teófilo Braga.

A exposição, com meio século de existência, resultou de um encontro entre a fotógrafa Luísa Ferreira e os escultores Rosalina Passos e Joaquim Passos. Esta mostra de trabalhos encontra-se ainda exposta por diversos locais do centro histórico e Museu do Trajo de São Brás de Alportel.

Comentários

pub