Velejador de clube algarvio conquista Medalha Olímpica

Rodolfo Pires conquistou a medalha de prata na classe Byte CII masculina, nos Jogos Olímpicos da Juventude. O jovem velejador […]

rudolfo piresRodolfo Pires conquistou a medalha de prata na classe Byte CII masculina, nos Jogos Olímpicos da Juventude. O jovem velejador do Iate Clube Marina de Portimão (ICMP) foi 7º classificado na derradeira regata disputada na madrugada de domingo (hora portuguesa) no lago Jinniu, República Popular da China, e conseguiu subir um lugar na classificação geral. Mafalda Pires de Lima acabou em 21º no sector feminino.

Emoções à flor da pele para a última regata no lago Jinniu. Depois de três dias consecutivos sem vento, as frotas de Byte CII foram brindadas com chuva e 5 nós de vento que permitiram a realização da ansiada regata final.

Rodolfo Pires largou na 3ª posição da geral e tinha uma tática definida: “Não podia deixar fugir o tailandês e o croata e tinha de tentar ficar três lugares à frente do brasileiro. Assim que rondei da bolina para a popa tornou-se mais fácil, passaram os nervos e terminei descontraído. Fiquei num ótimo lugar”, resumiu o velejador.

O jovem velejador estava feliz com a prata conquistada: “Correu muito bem. Ainda tenho a medalha ao peito, atrás da acreditação. Foi uma experiência única e só quem consegue participar nuns Jogos pode descrever a sensação”, conclui Rodolfo Pires. O triunfo pertenceu ao singapurense Bernie Chin, ficando o húngaro Jonatan Vadnai com a medalha de bronze.

Rodolfo Pires tem 15 anos de idade e é natural de Lisboa, mas fez a sua formação e primeiros anos de competição no Clube Naval de Portimão e, depois, no Clube de Vela de Lagos. Atualmente é atleta do Iate Clube Marina de Portimão, onde faz dupla com Álvaro Leite nos 420.

Rodolfo esteve na China integrado na Seleção de Portugal aos Jogos Olímpicos da Juventude, para os quais se qualificou em Abril, ao concluir o Mundial de Byte CII no 9º lugar da classificação final.

 

 

Comentários

pub