Arriba na Praia do Vau alvo de derrocada de emergência (com fotogaleria)

Uma arriba numa zona entre a Praia do Vau e a dos Careanos, em Portimão, foi esta quinta-feira alvo de […]

derrube 1Uma arriba numa zona entre a Praia do Vau e a dos Careanos, em Portimão, foi esta quinta-feira alvo de uma derrocada controlada de emergência, da responsabilidade da Agência Portuguesa de Ambiente (APA/ARH).

A intervenção decorreu entre as 17h00 e as 20h30, obrigando a Polícia Marítima a interditar, durante a tarde, esta parte da praia.

Ao que o Sul Informação apurou, a APA-ARH recebeu, na segunda-feira, uma foto enviada por um cidadão alertando para o aparecimento de uma fenda naquela zona da praia. A partir desse momento, esse organismo acionou os meios (máquinas, Polícia Marítima e Câmara de Portimão) para efetuar o saneamento da arriba.

derrube_2Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, explicou ao nosso jornal que o derrube foi feito «num pedaço de falésia que se entendeu que poderia cair a todo o momento e causar eventuais danos ou vítimas».

Apesar do transtorno e pó causados pela intervenção,  «é melhor efetuar a intervenção agora que os blocos caírem sobre um qualquer banhista menos prevenido», acrescentou.

A APA/ARH provocou ainda uma outra derrocada controlada numa arriba, junto ao ecoponto situado ao lado do restaurante «À Babuja», na zona ribeirinha de Alvor.

Ao longo da época baixa do turismo, aquele organismo responsável pelo litoral promoveu ações de inspeção que levaram a diversas intervenções nas arribas das praias algarvias, para prevenir a queda de blocos.

 

 

 

 

 

Comentários

pub