Algar recolheu mais de 10 toneladas de resíduos recicláveis em eventos de verão

A empresa Algar já recolheu, desde junho, mais de 10 toneladas de resíduos diferenciados, que seguiram para reciclagem, em alguns […]

ecopontoA empresa Algar já recolheu, desde junho, mais de 10 toneladas de resíduos diferenciados, que seguiram para reciclagem, em alguns eventos que decorreram na região, contribuindo para tornar a festa mais amiga do ambiente.

A empresa instalou ecopontos e distribuiu sacos coloridos para a deposição dos resíduos de embalagens junto de entidades organizadoras de eventos como o «Faro Aventura», na «Fun Zone» criada na Baixa de Faro, no «Arabian Days» e na Concentração Internacional de Motos, igualmente na capital algarvia, bem como na feira «Manjares Serranos», na Cortelha, Loulé. Dessa forma, a empresa multimunicipal algarvia permitiu que a população, «mesmo estando de férias, continuasse a fazer a separação dos resíduos recicláveis».

Os pratos e copos de plástico, as garrafas de vidro e as caixas de cartão são os resíduos que mais se produzem nestes locais. «Os resíduos recicláveis devem ser separados dos resíduos indiferenciados, dessa forma evitamos a sua deposição em aterro. Este material após tratado pode ser transformado em matéria-prima para o fabrico de novos produtos. Por exemplo, com cinco garrafas de água de plástico de 1,5lt, é possível obter fibra têxtil suficiente para a produção de uma t-shirt tamanho XL», disse o administrador delegado da empresa Macário Correia.

Tendo isto em conta, a Algar procurou associar-se às festas de verão, de modo a minimizar o impacte ambiental que os eventos com elevada concentração de público, produzem. «O ambiente e a imagem da região turística do Algarve são fortemente beneficiados, e a correta gestão dos resíduos, ou seja, a separação e encaminhamento de todos os resíduos recicláveis para o ecoponto, permite um ambiente mais limpo e recintos mais agradáveis para os visitantes», ilustrou Macário Correia .

«Quando se organizam eventos, existem sempre opções que se podem tomar, por forma a minimizar o impacte ambiental. A agenda da região é vasta e já neste mês de agosto, entre outros, temos a decorrer o “Festival da Ria Formosa” em Faro, o “Festival do Marisco” em Olhão, a “Feira Medieval” de Silves, a “Festa da Sardinha” em Olhos de Água, Albufeira, o “Festival da Sardinha” e o “Color Run” em Portimão e a “FATACIL” em Lagoa», recordou a Algar.

«Se todos fizerem a correta separação, as Câmaras reduzem os custos associados ao tratamento dos resíduos, pois os recicláveis se forem colocadas no ecoponto evitam o seu desperdício no aterro e, não aumentam o custo por tonelada para o Município e consequentemente para o cidadão, beneficiando todos com esta boa prática cívica e ambiental», lembrou, por outro lado, o presidente da Algar Artur Cabeças.

Comentários

pub