A que sabe Tavira em setembro? A Dieta Mediterrânica!

A II Feira da Dieta Mediterrânica vai ter lugar de 5 a 7 de Setembro no centro histórico de Tavira, […]

dieta mediterrânicaA II Feira da Dieta Mediterrânica vai ter lugar de 5 a 7 de Setembro no centro histórico de Tavira, ao longo das margens do rio e zonas adjacentes, para festejar a inscrição da Dieta Mediterrânica na lista representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

A abertura está marcada para as 18 horas do dia 5, na presença das instituições coorganizadoras e de dezenas de organizações convidadas.

O número de entidades participantes duplicou em relação à primeira edição. 120 instituições de todas as áreas relacionadas com a Dieta Mediterrânica marcam presença na Feira, nomeadamente, nos domínios da agricultura e pescas, saúde e nutrição, cultura e património, atividade física, gastronomia e restauração, turismo cultural, entre outras.

Tavira, como comunidade representativa de Portugal, acolhe, ainda, as representações da Grécia (Koroni) e de Marrocos (Chefchouen), as quais integram os sete estados com culturas mediterrânicas que subscreveram esta candidatura transnacional.

O programa apresenta atrativos para todos, feira Institucional, mercado de produtores, oficinas de culinária (22 horas de sessões), praça da convivialidade com restauração e provas de vinhos e azeites, músicas e oficinas de danças mediterrânicas, bailes tradicionais, aconselhamento nutricional e cardiológico, jogos populares, exposições temáticas, lançamento de edições, brinquedos e jogos para crianças, exposição de espécies mediterrânicas.

Estão agendados seminários promovidos pela UAlg, CCDR Algarve, DRAP Algarve, In Loco, EMPET, LNEG, visitas às coleções de fruteiras de Centro Agrário e às exposições do Museu Municipal de Tavira, marcha passeio da Dieta Mediterrânica e atividades de animação turística – passeios pedestres, passeios de interpretação ambiental, passeios na Ria Formosa, observação de aves, de cavalos-marinhos e de golfinhos, passeios de BTT e pesca desportiva.

Estão, ainda, previstos espetáculos todas as noites com apresentação de novos trabalhos: o “Canto das Ervas” de Celina da Piedade (dia 1, 22h00), Vá de Viró (dia 2, 22h00), “Argvs” de Luísa Amaro (dia 04, 22h00), “Cavaquinho.pt” de Júlio Pereira (dia 5, 21h15), Le Ninfe della Tamorra (dia 6, 21h00) com música tradicional do sul de Itália, e Rao Kyao e Eduardo Ramos (dia 7, 21h30).

Além destes, muitos outros espetáculos de folclore, cante alentejano, performance poética e animações de rua.

Durante a Feira haverá também uma “praça da convivialidade”, na qual decorrerão aulas e demonstrações culinárias, provas de produtos, organizadas pelas Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve e de Vila Real de Santo António, em conjunto com outras entidades.

Os restaurantes do concelho apresentam menus que valorizam a diversidade da gastronomia relacionada com a Dieta Mediterrânica, produtos locais consumidos de acordo com as estações do ano.

A Feira da Dieta Mediterrânica surge no âmbito do Plano de Salvaguarda, um conjunto de obrigações que os Estados proponentes assumiram perante a UNESCO.

Será um momento de celebração das culturas de partilha e entreajuda, de festa coletiva e artes, de valorização dos produtos locais da terra e do mar, de encontro de amigos à volta da mesa, de transmissão de conhecimentos sobre alimentação e comportamentos saudáveis.

A Dieta Mediterrânica, com origem no grego “díaita”, é um estilo de vida com mais de 3 mil anos. Possui comprovadas implicações na proteção da biodiversidade e das paisagens culturais, na agricultura familiar e de proximidade, na valorização das festividades cíclicas e na saúde das populações. A DM é um valor económico e um padrão alimentar de excelência reconhecido pela Organização Mundial de Saúde – OMS, como preventivo das doenças cardiovasculares e coronárias, do cancro e outras “doenças da civilização”, uma herança dos nossos antepassados de enorme atualidade.

Para mais informações, consulte o site www.tavira.pt.

Conheça aqui o programa e aqui também.

 

 

Comentários

pub