Exposição mostra como viviam caçadores-recoletores de Vale Boi há 30 mil anos

A exposição “No Fim do Mundo, há 30 Mil Anos Atrás – Os Caçadores-Recolectores Pré-Históricos de Vale Boi” abre na […]

expo arque vbA exposição “No Fim do Mundo, há 30 Mil Anos Atrás – Os Caçadores-Recolectores Pré-Históricos de Vale Boi” abre na sexta-feira, dia 8 de agosto, às 18 horas, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo.

Na exposição, será possível observar um conjunto de materiais arqueológicos provenientes das escavações em Vale de Boi, como artefactos em pedra lascada, restos de fauna, destacando-se o “ex-libris” da mostra: uma placa de xisto gravada com um vislumbre da vida quotidiana destes nossos antepassados do extremo ocidental da Europa.

Esta mostra surge como uma retrospetiva dos trabalhos arqueológicos desenvolvidos até ao momento na jazida Pré-Histórica de Vale de Boi pelas equipas da Universidade do Algarve coordenadas pelo professor Nuno Bicho.

Esta panorâmica dos 15 anos da história da investigação debruça-se, em particular, sobre os dados relativos à economia, sociedade e tecnologia dos mais antigos caçadores-recoletores do Paleolítico Superior de todo o Sul da Península Ibérica.

Trata-se de mais uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e pelo Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behavior (ICArEHB) da Universidade do Algarve.

Comentários

pub