Vela adaptada: João Pinto é Campeão Nacional Access 2.3

O algarvio João Pinto sagrou-se, pelo segundo ano consecutivo, Campeão Nacional Access 2014, com oito vitórias em outras tantas regatas, […]

João PintoO algarvio João Pinto sagrou-se, pelo segundo ano consecutivo, Campeão Nacional Access 2014, com oito vitórias em outras tantas regatas, no Campeonato Nacional Access 2014, que terminou este domingo na ilha do Faial, Açores.

João Pinto juntou-se à Equipa da Vela Solidária há cerca de dois anos, após ter sofrido um acidente de mota que o deixou paraplégico. Com vontade e determinação, João tem saído vitorioso de todos os desafios a que se propôs até hoje.

Com mais uma vitória no Campeonato Nacional, o próximo passo serão as provas de qualificação para os Jogos Paralímpicos 2016, no Rio de Janeiro.

Guilherme Ribeiro, que começou a velejar em singulares apenas este ano, concluiu o Campeonato em 7º lugar – uma excelente classificação para o atleta que, prova após prova, tem vindo a apresentar melhorias significativas nas suas prestações.

Na classe 303, em Duplos, Carlos Cadete e Luís Ramalho terminaram o Campeonato na 6ª posição. Mais um desafio concluído para os dois velejadores, com uma menção especial para Carlos Cadete, que volta a realizar regatas após 30 anos de abandono de toda a prática desportiva, resultado da lesão que o tem acompanhado.

O Campeonato Nacional Access 2014, disputado no Faial, Açores, contou com mais de 30 velejadores e oito regatas ao longo de três dias de prova.

O objetivo da Vela Adaptada é promover a prática da vela a pessoas portadoras de deficiência, criando condições materiais e humanas à acessibilidade e integração social dos seus praticantes, com relevo especial à formação de todos os interessados e seus acompanhantes.

A vela torna-se então uma oportunidade privilegiada de obter (ou manter) uma relação os desportos aquáticos e o mar.

 As dificuldades existem evidentemente, mas o voluntarismo e a vontade tudo ultrapassam.

Comentários

pub