Três crias de marabu nascem no Zoo de Lagos

A família do Zoo de Lagos não para de crescer e a forma como as espécies se reproduzem de surpreender. […]

crias de marabuA família do Zoo de Lagos não para de crescer e a forma como as espécies se reproduzem de surpreender. A cada novo nascimento há sempre uma história, de certa forma, caricata para contar. A das três crias de marabu não podia ser diferente.

Um dia depois da saída, a 26 de Junho, de uma fêmea de marabu (Leptoptilos crumeniferus) para o DierenPark Amersfoort, na Holanda, no âmbito do Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas, nasceu uma cria desta espécie.

O curioso desta história podia ficar por aqui, mas, tendo em conta que nasceram três crias, há ainda mais alguma coisa para contar.

«A nossa alegria de ver esta ave a reproduzir-se não ficou por aqui e, nos dias seguintes, a 29 e 30 de Junho, nasceram mais duas crias, todas filhas no mesmo casal. É caricato, por isso, dizer que ao ficarmos com menos um representante da espécie, no mesmo instante ganhámos três», dizem os responsáveis pelo Zoo de Lagos.

A fêmea que foi transferida também nasceu no parque a 21 de Maio de 2013 e irá juntar-se a um macho e dar continuidade a este projeto de conservação desta espécie.

Os marabus estão localmente ameaçados devido, entre outros factores, à sua aproximação dos centros habitacionais e perseguição e morte pelo Homem.

O Zoo de Lagos orgulha-se, por isso, «de contribuir para a conservação das espécies com um sucesso reprodutivo tão alto, representativo de todas condições criadas para o bem-estar dos animais que aqui habitam».

E recorda que «não são apenas as aves como os marabus. Também os primatas como os Lémures Vermelhos, ou até as nossas Renas, têm contribuído nos últimos tempos para o aumento da nossa família».

«Razões não faltam aos visitantes para, neste verão envergonhado, visitarem o nosso espaço. Uma visita ao Zoo de Lagos é ao mesmo tempo uma alternativa ao sol e praia, mas, também, uma forma de enriquecer o conhecimento sobre a Natureza e ficarem mais sensibilizados para esta nossa causa que é a conservação das espécies em perigo», concluem os responsáveis pelo parque situado perto de Barão de S. João.

Comentários

pub