Teresa Salgueiro interpreta «Cânticos da tarde e da manhã» na Sé de Faro

A cantora Teresa Salgueiro, ex-vocalista dos Madredeus, vem ao Algarve interpretar músicas do CD “Cânticos da tarde e da manhã” […]

Teresa-SalgueiroA cantora Teresa Salgueiro, ex-vocalista dos Madredeus, vem ao Algarve interpretar músicas do CD “Cânticos da tarde e da manhã” na Sé de Faro.

O concerto, que terá lugar esta sexta-feira, dia 18, às 22h0, com entrada livre, ocorre no âmbito das comemorações do centenário do jornal «Folha do Domingo» e do aniversário da dedicação da catedral de Faro, sendo promovido em conjunto pela direção do periódico e pelo Cabido Catedralício.

Trata-se da oitava de apresentação pública da oratória “Cânticos da tarde e da Manhã”, que será orientada pelo padre e músico José Pedro Martins, com a voz de Teresa Salgueiro, acompanhada pelos seus músicos, Nelson Almeida no acordeão de concerto e Óscar Torres no contrabaixo. Haverá ainda a intervenção de Nuno Silva, que lerá alguns textos bíblicos.

“Aí [Sé de Faro] fará ecoar estes imortais poemas cristãos, ajudando desse modo a celebrar a Dedicação desta igreja mãe da Diocese do Algarve”, revela a organização em comunicado enviado à Agência Ecclesia.

A organização revela que a é “entrada livre” mas pede uma “participação livre nas despesas”.

 

A cantora Teresa Salgueiro foi desafiada a gravar o disco “Cânticos da tarde e da manhã” pelo padre Rodrigo Mendes

 

Segundo a Agência Ecclesia, a cantora Teresa Salgueiro foi desafiada a gravar o disco “Cânticos da tarde e da manhã” pelo padre Rodrigo Mendes, vice-reitor do Seminário de Almada que explica no desdobrável do álbum que o objetivo deste trabalho “foi proporcionar a quem escuta, um belo texto de oração e meditação para o início e fim de cada dia da semana”.

“Os dois grandes tempos diários de oração da Igreja católica, Laudes, pela manhã, e Vesperas, à tarde, iniciam-se com hinos, que neste disco são denominados de “cânticos”, tratando-se “de textos poéticos que a liturgia universaliza, enquanto que as melodias são assinadas por reputados compositores de música sacra”, refere a página da internet do SNPC.

A seleção das músicas baseou-se nos hinos “habitualmente cantados no Seminário de São Paulo, em Almada, num processo de escolha que contou com a contribuição de Teresa Salgueiro e do compositor padre António Cartageno, autor das harmonizações de alguns dos cânticos”.

 

O jornal «Folha de Domingo» foi criado a 19 de julho de 1914, sob o impulso do então cónego Marcelino Maria Franco, que mais tarde viria a ser bispo do Algarve

 

O centenário do jornal «Folha do Domingo» vai ser assinalado nos dias 18 e 19 de julho, sexta-feira e sábado, com um conjunto de iniciativas que terão lugar na Sé de Faro, promovidas em conjunto pela direção deste periódico e pelo Cabido daquela catedral.

Esta sexta-feira, 18 de julho, às 21 horas, nos claustros da Sé de Faro, terá lugar uma conferência, intitulada “A Fundação da Folha do Domingo no contexto da Primeira República”, proferida pelo cónego e historiador Joaquim José Duarte Nunes, que foi também diretor deste órgão de comunicação social entre setembro de 1996 e fevereiro de 2000.

Após a conferência seguir-se-á a apresentação do novo sítio da Diocese do Algarve na Internet pelo Sector Diocesano das Comunicações Sociais.

A noite termina com a interpretação musical de Teresa Salgueiro.

No sábado, dia 19, o bispo do Algarve presidirá, às 9h30, à eucaristia da dedicação da catedral de Faro, comemorativa do centenário do jornal.

O jornal «Folha de Domingo» foi criado a 19 de julho de 1914, sob o impulso do então cónego Marcelino Maria Franco, que mais tarde viria a ser bispo do Algarve.

Comentários

pub