Projetos sociais pós-incêndio na Serra do Caldeirão encerram com seminário em São Brás

Os projetos de intervenção social «Lara» e «Rosmaninho», lançados em São Brás de Akportel e Tavira, respetivamente, após os incêndios […]

Consequências do Fogo na Serra do CaldeirãoOs projetos de intervenção social «Lara» e «Rosmaninho», lançados em São Brás de Akportel e Tavira, respetivamente, após os incêndios que assolaram estes concelhos em 2012, vão ser encerrados no seminário «Em-Serra», iniciativa que decorrerá na sexta-feira, às 17 horas, no Cineteatro de São Brás de Alportel.

Este último ato dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), celebrados entre o Instituto da Segurança Social e entidades locais para ajudar a colmatar os efeitos sociais dos incêndios, servirá para fazer o balanço do que foi feito, nos últimos dois anos, no âmbito das duas iniciativas.

Estes projetos atuaram em diferentes frentes, dando prioridade à reabilitação das habitações ardidas, numa intervenção que permitiu recuperar cinco casas em Tavira e 16 em São Brás de Alportel, o que motivou um investimento total de aproximadamente 700 mil euros.

Além destas intervenções, o «Lara» e o «Rosmaninho» proporcionaram apoio psicológico e social junto das pessoas e das famílias afetadas pelos incêndios e desenvolveram atividades de valorização da identidade local, estimulando «o sentido comunitário destas populações».
Simultaneamente foram realizadas diversas ações de promoção do empreendedorismo e dinamizadas diversas sessões de capacitação e de informação à população.

«Hoje, o cenário apresenta-se mais positivo, mais otimista, embora se reconheça que naturalmente não se conseguem resolver todos os problemas causados pelos incêndios através da intervenção social», ilustrou, numa nota de imprensa, a Câmara de São Brás de Alportel.

O Seminário irá contar com a presença da diretor do Centro Distrital da Segurança Social Ofélia Ramos, com os presidentes das Câmaras Municipais de São Brás de Alportel e de Tavira, Vítor Guerreiro e Jorge Botelho, com António Eusébio, edil sambrasense na altura dos incêndios, os presidentes das entidades coordenadoras das intervenções realizadas, as coordenadoras dos projetos e um largo conjunto de dinamizadores de ações e beneficiários.

Comentários

pub