Programa Formação-Algarve tem novas regras para 2014-2015

Os ajustamentos realizados na configuração do Programa Formação-Algarve, a vigorar na edição de 2014/2015, foram já publicados na Portaria nº136-A/2014 […]

formação-profissional2Os ajustamentos realizados na configuração do Programa Formação-Algarve, a vigorar na edição de 2014/2015, foram já publicados na Portaria nº136-A/2014 de 3 de julho, anunciou a delegação regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Estes ajustamentos visam, segundo o IEFP, tornar esse programa «mais estruturado e com maior impacto regional, de forma a potenciar os seus efeitos na manutenção e criação de emprego».

As principais alterações passam pela simplificação de procedimentos e reforço do apoio financeiro a conceder às empresas, pelo aumento da formação prática em contexto de trabalho e pela majoração de apoios relativos a trabalhadores com idade igual ou inferior a 30 anos ou igual ou superior a 45 anos.

O período de candidaturas decorre entre 1 de setembro e 30 de novembro de 2014.

O programa Formação-Algarve, criado em setembro de 2012, visa combater os efeitos da sazonalidade no emprego na região algarvia e reforçar a competitividade e a produtividade da empresas, através da concessão aos empregadores de um apoio financeiro à renovação, ou, conversão de contratos de trabalho a termo certo, ou, incerto, em contratos de trabalho sem termo, dinamizando durante o período da designada época baixa, um programa de qualificação de trabalhadores.

Ainda que o desemprego na região «registe uma redução significativa», desde julho de 2013, o Programa Formação-Algarve «continua oportuno», sublinha o IEFP.

 

Comentários

pub