O poder da música

Já muito se falou, escreveu e investiga sobre o poder da música, mas quando o vemos acontecer à nossa frente, […]

Pedro Duarte_peqJá muito se falou, escreveu e investiga sobre o poder da música, mas quando o vemos acontecer à nossa frente, a questão ganha toda uma nova dimensão. O Guilherme tem 9 anos, durante o ano aplicou-se, teve boas notas e passou para o 5° ano. Os pais decidiram preparar-lhe uma surpresa, levá-lo a ver a sua banda favorita.

O Guilherme sempre foi uma criança especial. Quando os outros miúdos se entretinham com os DVD do Ruca e Noddy, ele andava de fraldas a passear o seu DVD portátil a ver um concerto dos Gorillaz! E assim tem sido o seu percurso.

A sensibilidade para a música sempre se manifestou e foi aumentando o leque de influências, Também alimentado pelos pais, a ponto de ser presenteado com um concerto dos Green Day!

Não sabendo ao que ia, a surpresa foi total. O início do concerto despoletou um verdadeiro turbilhão de emoções que os seus 9 anos quase não conseguiam processar. O que se foi passando só aumentou a pressão que se ia acumulando no seu pequeno corpo de pré-adolescente. As músicas seguiam-se, cantaroladas de cor pelo pequeno Guilherme.

A magnífica interação da banda ia fazendo o espetáculo, o público cantarolava os êxitos, até que… o vocalista se rende ao público, as músicas incessantemente cantadas a capella, mas principalmente Boulevard of Broken Dreams fazem-no ajoelhar-se, fazendo repetidas vénias em palco em agradecimento. As palavras “Thank You” e You are the best” ouvem-se.

Nesta altura, a mente do Guilherme bloqueia, não percebe as palavras, mas sim o gesto.

– Como pode um ídolo ajoelhar-se em palco?

Recorrendo à mãe, percebe que, não só um fã se pode render à música de uma banda, como um músico se pode render aos seus fãs.

A pressão chegou ao máximo e as músicas seguintes foram cantaroladas entre uma corrente de lágrimas de alegria que teimava em não parar.

A música, mais do que ser ouvida, pode e deve ser sentida. O Guilherme aprendeu-o da melhor maneira.

Eternamente agradecido à mãe por aquela surpresa, o Guilherme levou muito mais do que um concerto na memória.

Ficou para sempre tocado pela magia da música!

 

Autor: Pedro Duarte é diretor de antena da Rádio Universitária do Algarve (RUA FM)

 

 

 

Comentários

pub