O pão junta-se aos amigos na Feira da Serra de São Brás de Alportel

O pão traz amigos e, certamente, fará muitos mais, em mais uma Feira da Serra de São Brás de Alportel, […]

Feira da Serra 2014O pão traz amigos e, certamente, fará muitos mais, em mais uma Feira da Serra de São Brás de Alportel, que decorre de 25 a 27 de Julho, nesta vila da Serra do Caldeirão. Este «elemento fundamental da gastronomia serrana» é a estrela da 23ª edição do certame, que pretende dar a conhecer as tradições e o que de melhor se faz no interior do Algarve e foi apresentada esta quinta-feira.

Para os que não dispensam este produto gastronómico, à refeição ou ao longo do dia, as notícias não podiam ser melhores. Haverá muitas variedades de pão, quentinho, feito no local e até a oportunidade de o fazer com as próprias mãos, no novo «Sítio do Pão».

«O pão é a base da alimentação das gentes da Serra e um elemento central da nossa Dieta Mediterrânica. Vai ocupar um lugar de destaque nesta edição da Feira. Será trabalhado ao vivo por três padarias aqui do concelho, uma em cada dia. O visitante terá a oportunidade de colocar as mãos na massa e fazer o seu próprio pão», revelou o presidente da Câmara de São Brás de Alportel Vítor Guerreiro.

Além de fazer amigos por esta e outras vias – «há a oportunidade de o comprar quentinho» – o pão terá, como seria de esperar, compinchas. Tanto na zona das tasquinhas como na Aldeia Serrana, onde se vendem os melhores produtos locais, haverá sugestões que ligam perfeitamente ou mesmo feitas à base de pão. «Teremos sete espaços de restauração, que irão apresentar sugestões ligadas ao nosso convidado especial», assegurou Vítor Guerreiro.

Apresentação_Feira da Serra SBras 2014Já na Aldeia Serrana, haverá «muitos artesãos e expositores», mais do que o habitual. «Houve muita procura e procurámos partilhar alguns dos stands, já que o espaço é limitado», revelou o edil são-brasense. Neste espaço, além de artesanato genuíno, algum feito na hora, ao vivo, podem-se também encontrar produtos alimentares, entre os quais «a doçaria típica da região, feita à base de amêndoa, figo e alfarroba».

Também em destaque, estará a inovação, baseada em produtos locais. E se a matéria-prima é são-brasense, o produto final não é passível de ser utlizado no concelho. «Vamos dar destaque a um projeto inovador, que junta o artista Octávio Lourenço e alunos do curso profissional de Desporto da nossa Escola Secundária: uma prancha de surf feita de rolhas de cortiça», revelou Vítor Guerreiro.

Apesar de produzida na Serra, onde não consta que haja ondas para dela desfrutar, esta prancha «é totalmente funcional e conta com muitas encomendas» de amantes deste desporto náutico. Na Secundária de São Brás, este projeto tem vindo a ser coordenado pelo professor Rui Beijoca.

 

José Cid ajuda a fazer a festa em São Brás

Jose CidA gastronomia, o património e a cultura serranas são alguns elementos centrais deste evento, que atrai todos os anos milhares de pessoas a São Brás de Alportel, em Julho. A animação musical é outro.

«Este ano voltamos a ter dois palcos. No Palco Sonoridades damos a conhecer o que é tradicional e cá da região. No Principal também iremos mostrar artistas do Algarve», revelou.

O nome mais sonante do cartaz da Feira da Serra de Verão de 2014 é José Cid, que atuará no domingo, dia 27. A noite, no último dia de festa, será lançada com a atuação do grupo algarvio «Cante Andarilho».

Ainda no que toca ao cartaz musical, a quinta-feira reserva atuações do Grupo de Acordeonistas de São Brás e da banda algarvia Iris, terminando com um Baile Serrano. No sábado, depois de os criadores e as lojas locais mostrarem o que têm para oferecer, em novo São Brás Fashion, sobe ao Palco José de Freitas.

Esta é apenas uma das formas de animação que a Câmara de São Brás de Alportel coloca à disposição dos visitantes. Os mais novos contam com um espaço a si dedicados, onde podem brincar e aprender, divertindo-se. Também o sítio dos animais é um polo da Feira que atrai, tradicionalmente, muita gente.

«Este ano, no sábado e no domingo, durante o dia, vamos acolher provas equestres que contam para o Campeonato Nacional de saltos, atrelagem e “dressage” (adestramento), que trarão muitos aficionados a São Brás, que certamente aproveitarão para visitar a feira», acrescentou o presidente da Câmara.

Vítor Guerreiro salientou, ainda, o forte envolvimento da população na Feira da Serra «e o orgulho que têm neste evento». «Temos muitos jovens voluntários e todas as associações do concelho estão aqui representadas», ilustrou, frisando que é este entusiasmo geral que tem permitido ao evento crescer de ano para ano.

«Este é um momento muito importante para o concelho e para a autoestima da população», disse o edil, que lembrou o Centenário da elevação de São Brás a concelho, que se está a celebrar e também terá um stand a ele dedicado, na Feira da Serra.

Comentários

pub