Mundial de Superbikes arranca amanhã no Autódromo do Algarve

O Autódromo Internacional do Algarve está pronto, para receber, pelo sétimo ano consecutivo, o Campeonato do Mundo de Superbike, que […]

superbikes_3O Autódromo Internacional do Algarve está pronto, para receber, pelo sétimo ano consecutivo, o Campeonato do Mundo de Superbike, que é o único grande evento de motos a realizar-se em Portugal este ano.

Pilotos, motas e equipas já estão no Circuito de Portimão, com tudo preparado para os primeiros treinos do fim-de-semana que se realizam durante o dia de amanhã.

Cinco categorias em pista, infelizmente, sem nenhum representante nacional. No entanto, isso não será impedimento para, em pista, termos provavelmente, um dos mais disputados eventos, de sempre.

Na categoria rainha, as Superbikes, Tom Sykes (Kawasaky), atual campeão em título, lidera a tabela classificativa com 251 pontos mais 39 que Sylvain Guintoli (Aprilia) no segundo posto.
O piloto inglês soma seis vitórias em 14 possíveis, 10 subidas ao pódio e duas ‘pole positions’.

Para o Algarve, o piloto da Kawasaki espera conseguir as vitórias que o ano passado lhe escaparam.

Já Guintoli luta por conseguir o seu primeiro título nas Superbikes e, ao longo desta época, tem sido um piloto regular embora com apenas duas vitórias. Isso não invalida que seja um dos favoritos ao lugar mais alto do pódio.

Loris Baz, também em Kawasaki, é o terceiro classificado, com 210 pontos e sete subidas ao pódio. Ainda não bisou e espera consegui-lo no AIA e destacar-se na classificação do Campeonato.

Eugene Laverty, profundo conhecedor da pista por força da sua anterior ligação com a equipa da Parkalgar, poderá também ser um dos candidatos à vitória. O piloto irlandês ocupa a nona posição no Campeonato, mas o seu à vontade em Portimão pode conferir-lhe alguma vantagem.

Nas Supersport, Michael VD Mark (Honda) é o líder com 135 pontos, somando três vitórias e sete subidas ao pódio.

Jules Cluzel (MV Augusta) é o seu perseguidor com 107 pontos, duas vitórias e cinco subidas ao pódio esta época.

Ligeiramente mais atrás, no terceiro posto, segue Florian Marino (Kawasaki) com 85 pontos e três subidas ao pódio. Esta época ainda não venceu qualquer corrida, ao contrário do ex-campeão do mundo Kenan Sofuoglu, que, apesar de ocupar o sexto posto da classificação, já saiu vencedor uma vez e habitualmente no Algarve é bem sucedido. É um piloto muito experiente e a ter em conta nesta ronda.

Nas Superstock 1000, é o argentino Leandro Mercado (Ducati) que lidera, com 72 pontos, seguido de Lorenzo Savadori (Kawasaki), com 58, e de Ondrej Jezek (Ducati), também com 58 pontos.

Nas Supersotck 600, Marco Faccani (Kawasaki) é o primeiro classificado com 81 pontos, Niki Tuli (Yamaha) é segundo com 58 e Wayne Tessels (Suzuki) terceiro com 52.

O European Junior Cup estreia-se no Circuito de Portimão. O Campeonato nunca visitou o AIA, pelo que a configuração da pista é uma novidade para quase todos os pilotos. Será por isso interessante avaliar a adaptação de cada um a uma pista bastante exigente e técnica.

O espanhol Augusto Fernandez lidera com 104 pontos, seguido dos seus compatriotas Javier Orellana, no segundo posto, e Marc Miralles, no terceiro.

Motivos de interesse não vão faltar na atividade em pista, mas também fora dela, com várias iniciativas a decorrer em simultâneo. Mas, para quem não puder vir ao AIA, as corridas terão transmissão no domingo no Eurosport e na RTP2.

Comentários

pub