Movimento SF-CFC acusa Câmara de «travar» novos hotéis no concelho

O movimento «Salvar Faro, com o Coração» (SF-CFC) acusou a Câmara de estar a «travar o alojamento hoteleiro e a […]

Antiga Fábrica da Cerveja de FaroO movimento «Salvar Faro, com o Coração» (SF-CFC) acusou a Câmara de estar a «travar o alojamento hoteleiro e a prejudicar o concelho», por considerar que «nos últimos nove anos, no que respeita ao património da autarquia e instrumentos que dependem diretamente da Câmara, os partidos maioritários nada aceleraram e até travaram e deram passos atrás.

O SF-CFC diz que o atual e anterior executivos «reduziram o número potencial de camas, ao aceitar que seja dado ao património municipal dos Antigos Magistério Primário e Fábrica da Cerveja outros usos sem ser hoteleiros»,nomeadamente «habitação ou outros».

Para o movimento, estes edifícios deviam apenas ser destinados «a hotelaria e fins turisticoculturais associados, em vez de continuarem a aceitar no texto dos concursos , como até agora, habitação ou outros». «De imediato devem corrigir tais erros e ativar os concursos, seja por alienação ou outra forma de cedência adequada», exigiram.

Os concursos a que o SF-CFC se refere são as sucessivas hastas públicas deste e de outro património municipal. Até agora, não terá chegado nenhuma proposta à autarquia que satisfizesse as exigências da hasta. Algo que poderá mudar em breve, segundo o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau, que garantiu que há interessados em comprar o edifício do Magistério Primário, que se conta que avancem com propostas na Hasta Pública que foi lançada recentemente.

Já o movimento que apoiou a candidatura de José Vitorino a presidente de Câmara garantiu que «no final do mandato 2002 / 2005 estava tudo em fase adiantada para a autarquia fazer o Concurso para um Hotel de Charme no antigo Magistério Primário, incluindo já parecer favorável da Direção Geral de Turismo». Também estaria garantido «um hotel de 4 estrelas no Parque Desportivo e de Lazer de Faro, então criado, com parecer favorável da CCDRAlgarve». «O tempo foi passando e quase nove anos depois não há hotéis e só decidiram avançar quando o mercado já estava em retração», acusaram.

«Por outro lado, é de referir que, no âmbito do Protalgarve revisto em 2007, numa medida importante, Faro pode ter dois Núcleos de Desenvolvimento Turístico (NDT). Sucede, que os Concursos Públicos abertos foram mal preparados e os respetivos processos estão há muito parados, não sendo dado conhecimento à Assembleia Municipal de qualquer iniciativa em curso por parte da Câmara», acrescentaram.

Comentários

pub