Magia das «Noites d’Encanto» regressa a Cacela Velha durante quatro dias

Os sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo regressam à vila histórica de Cacela Velha, entre 17 e 20 de […]

cacela velha_1Os sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo regressam à vila histórica de Cacela Velha, entre 17 e 20 de julho, em mais uma edição das «Noites d’Encanto».

Durante quatro dias, a cultura do Oriente irá refletir-se nos múltiplos recantos de Cacela Velha com coloridos mercados (souk), salões de chá, exposições, documentários e concertos diários, recriando desta forma a tolerância e a convivialidade que distinguiram a história do antigo al-Andalus.

Com a Ria Formosa como pano de fundo, o evento revisita os tempos em que a população moura tinha um importante peso no sul do território, cujas marcas continuam a refletir-se nos hábitos, nos costumes e nas paisagens.

Cerca de 60 artesãos de diferentes países (Portugal, Marrocos, Tunísia, Argélia, Egito, Espanha e Itália) irão dar vida ao mercado, trazendo produtos tão diversos como tapetes, acessórios de decoração, chás e especiarias, trabalhando ainda ao vivo as artes que herdaram do legado islâmico.

O programa inclui animação de rua, música e dança sufi, danças orientais e tribais com ritual de fogo e workshops de danças do ventre e de percussões árabes.

Nas «Noites d’Encanto» a gastronomia terá um espaço de relevo com alguns clássicos da cozinha marroquina, como couscous, espetadas e kebab. Paralelamente, será instalado um salão de chá com doces da Síria e Marrocos.

Diariamente, a partir das 19h30, os finais de tarde irão convidar à conversa sobre temas tão diferentes como «O quotidiano na Cacela Islâmica», «Os gestos comuns do quotidiano entre Portugal e Marrocos», os «Instrumentos Musicais do al-Andalus» ou «A arte da caligrafia árabe».

cacela velha_2O roteiro musical inclui espetáculos no antigo cemitério, a partir das 21h30, com Yacobian; os guitarristas José Alegre e Zé Francisco; o concerto «Melodias do al-Andalus», com Emilio Villalba e o espetáculo «Sonidos de Sefarad», com Milo ke Mandarine.

Ao final da tarde, haverá ainda passeios de burro, numa alusão à sua importância para o transporte das mercadorias que chegavam em barcos vindos do Levante.

As Noites d’Encanto são uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), da Ibérica – Eventos e Espetáculos e da Associação de Defesa do Património de Cacela (Adrip).

A entrada é livre, à exceção dos espetáculos musicais, que terão o valor unitário de 2 ou 5 euros.

 

Porquê Cacela?

O Mediterrâneo teve sempre a capacidade de atrair gentes de diferentes culturas e credos e a localização geográfica do Algarve – o antigo Gharb – facilitou, desde a antiguidade, as trocas culturais e comerciais.

Cacela, importante núcleo urbano durante este período, foi um relevante ancoradouro integrado nesta densa rede de ligações, cujos barcos que ali aportavam, vindos do Levante, traziam novas modas, produtos e costumes.

Após a reconquista, ocorrida no século XIII, as marcas da presença da população moura no sul do território continuou a refletir-se nos hábitos, costumes e paisagens, sendo ainda hoje possível observar marcas dessa época de esplendor.

São esses tempos que pretendemos revisitar, ao longo de 4 dias, de 17 a 20 de julho, nas ruas de Cacela.

 

Noites d’Encanto
17, 18, 19 e 20 de julho
Cacela Velha | Vila Real de Santo António
ENTRADA LIVRE

Comentários

pub