Loulé retira Sophia do Panteão com maratona de poemas na Ermida da Senhora da Conceição

Entre as 21 horas da próxima quarta-feira, dia 9, e a meia-noite, vai decorrer, na Ermida da Senhora da Conceição, […]

ermida-nossa-senhora-conceicaoEntre as 21 horas da próxima quarta-feira, dia 9, e a meia-noite, vai decorrer, na Ermida da Senhora da Conceição, em Loulé, uma maratona de poemas de Sophia, lidos por dezenas de convidados de escolas, associações, instituições e figuras públicas.

Poderão intervir também voluntários presentes na sessão marcada para a Ermida, em cujo interior foi descoberta, em 2007, uma das portas do Castelo de Loulé, a Porta de Portugal.

Sophia de Mello Breyner, numa das suas passagens por Loulé, muito antes da restauração do templo, ficou maravilhada com o cenário de azulejos da ermida, onde agora os seus poemas vão ser lidos.

A iniciativa é lançada segundo o princípio de que a melhor maneira de consagrar um escritor desaparecido é lê-lo, sendo lido por quem sente.

Sophia dá o nome à biblioteca pública da cidade de Loulé, que rapidamente se converteu em centro de cidadania por excelência.

Na maratona de leitura dos poemas de Sophia, estão previstas também intervenções (por telefone) de escritores nacionais de referência.

Esta homenagem a Sophia de Mello Breyner é promovida pela Comissão Concelhia para as Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

Comentários

pub