Loulé recorda fundador do Centro Cultural de São Lourenço com exposição

A exposição “Volker Huber, o Homem e a sua Vida”, dedicada a recordar o fundador do Centro Cultural de São […]

volker huber_1A exposição “Volker Huber, o Homem e a sua Vida”, dedicada a recordar o fundador do Centro Cultural de São Lourenço, falecido há dez anos, vai abrir na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em Loulé, de 9 de agosto a 4 de outubro.

«No intuito de lhe prestar uma última homenagem», a Câmara Municipal de Loulé e o Centro Cultural de São Lourenço organizaram uma exposição que mostra o seu percurso e evoca a sua personalidade.

«Homem aberto, generoso, sensível, humano, amante da arte, de uma curiosidade sempre atenta, comunicativo, tolerante e polémico, colecionador apaixonado, excelente organizador, apreciador de boa mesa, assim era Volker Huber», salienta a autarquia louletana.

Nascido em Bona, na Alemanha em 1934, faz uma primeira carreira na indústria farmacêutica, chegando a vice-presidente europeu de uma empresa multinacional.

volker huber_2Em 1980, muda-se para Portugal, país que já visitava desde os anos 60, com o objetivo de criar um lugar de encontro cultural, aberto a todos os interessados pelas artes plásticas, música e literatura. Em 1981, funda o Centro Cultural São Lourenço, em Almancil, juntamente com a sua mulher Marie.

Até à sua morte, em 2004, dirige o Centro Cultural, projeto de reconhecimento nacional e internacional. Editam-se catálogos, gravuras e livros. Realizam-se workshops, serões literários, teatro, mais de 300 concertos e 200 exposições.

Através de documentos fotográficos e vídeo, esta exposição tenta retratar a personalidade de Volker Huber, revelando também a sua veia artística, e reunindo mais uma vez os artistas que estimava e que lhe prestam homenagem através de uma obra e de uma mensagem pessoal.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00-17h30. A entrada é livre.

Comentários

pub