Liga para a Proteção da Natureza assina Pacto Nacional para a Conservação do Lince-Ibérico

A LPN subscreveu o Pacto Nacional para a Conservação do Lince-ibérico, reforçando o seu «continuado empenho neste tema, e esperando […]

lince_2A LPN subscreveu o Pacto Nacional para a Conservação do Lince-ibérico, reforçando o seu «continuado empenho neste tema, e esperando que esta iniciativa impulsione a recuperação da espécie e dos seus habitats em Portugal», anunciou a associação.

Foi ontem lançado publicamente o Pacto Nacional para a Conservação do Lince-Ibérico, no âmbito do Plano de Acção para a Conservação do Lince-ibérico em Portugal (PACLIP).

A LPN – Liga para a Proteção da Natureza congratula-se pela assinatura deste documento, que considera representar «um importante compromisso da sociedade portuguesa em torno da recuperação deste felino criticamente em perigo de extinção».

O Pacto Nacional para a Conservação do Lince-Ibérico foi elaborado no âmbito da Comissão Executiva do PACLIP, tendo reunido contributos e preocupações das diferentes entidades que a constituem, como representantes dos sectores agrícola, florestal e cinegético, da Academia, da Administração Pública e das Organizações Não-Governamentais de Ambiente (ONGA).

A LPN, uma das representantes das ONGA nesta Comissão, participou ativamente na elaboração deste Pacto e considera que a sua aprovação e assinatura constitui «mais um importante passo na conservação do lince-ibérico em Portugal, ao congregar um conjunto muito alargado de entidades em apoio a esta causa».

Este Pacto estabelece os objetivos e compromissos no âmbito da conservação do lince-ibérico, incluindo um referencial de procedimentos, estável e transparente, tendo em vista a consolidação do envolvimento de todos os intervenientes neste processo, em particular dos agentes ligados aos setores agrícola, florestal e da caça.

 

LPN: “O Pacto Nacional para a Conservação do Lince-Ibérico representa uma oportunidade para promover ainda mais a desejável colaboração entre todos os envolvidos da gestão do território rural que serve de habitat a esta espécie”

 

A conservação do lince-ibérico é um tema a que a LPN dedica especial atenção há já longos anos, desde o final da década de 70 com a campanha nacional “Salvemos o Lince e a Serra da Malcata”, e atualmente através do Programa Lince, criado em 2004 para contribuir para preservação desta espécie e dos seus habitats em Portugal, ao abrigo do qual tem desenvolvido diversos projetos e atividades na última década.

«Acreditamos que o Pacto agora lançado demonstra a importância do envolvimento dos diferentes setores e sensibilidades na conservação do lince-ibérico, representando uma oportunidade para promover ainda mais a desejável colaboração entre todos os envolvidos da gestão do território rural que serve de habitat a esta espécie. Mais ainda, constitui uma oportunidade única de unir toda a sociedade em torno da conservação do lince-ibérico, sendo que qualquer cidadão ou entidade poderá subscrever este Pacto», explica a LPN.

Com a sua assinatura, a Liga reafirma o seu empenho da conservação do lince-ibérico, «apelando a todos aqueles que a título individual ou coletivo apoiam a conservação desta espécie, que subscrevam e divulguem o Pacto Nacional para a Conservação do Lince-Ibérico. O apoio e reconhecimento da sociedade Portuguesa aos esforços de conservação desta espécie é essencial para a sua recuperação em território nacional e poderá ser o impulso necessário para que em breve voltemos a ter populações estáveis deste felino globalmente ameaçado em Portugal».

Comentários

pub