Jovens velejadores lusos perdem terreno em Tavira , mas ainda sonham com o pódio

Os jovens velejadores portugueses Diogo Pereira e Manuel Macedo têm esta sexta-feira a derradeira oportunidade de agarrar um lugar no […]

Isaf Youth Worlds_Day 4_POR-1Os jovens velejadores portugueses Diogo Pereira e Manuel Macedo têm esta sexta-feira a derradeira oportunidade de agarrar um lugar no pódio no Campeonato do Mundo de Vela da Juventude ISAF, que está a decorrer em Tavira. A dupla da classe «420» começou o dia de ontem na primeira posição, mas acabou por ter um mau dia e cair para a 4ª posição da geral, no final.

Com as medalhas ainda na mira, os portugueses já não dependem de si próprios para se sagrarem campeões do mundo, o que até ontem acontecia. Três duplas asiáticas Koizumi/Matsuo (JPN), Loh/Jonathan Yeo (SIN) e Norizan/Aziz (MAS) ocupam agora o pódio.

«Foi um dia difícil, enganoso em particular na primeira regata porque estávamos do lado oposto do campo, o que nos custou bastantes pontos. Na segunda, tentámos recuperar mas também não obtivemos a melhor classificação. Está tudo em aberto para amanhã, cinco pontos não são nada e a largada será fundamental», refere Diogo Pereira.

No sector feminino as espanholas Silvia Mas Depares/Marta Davila Mateu sagraram-se campeãs do mundo em Tavira depois de terem vencido a primeira regata do dia e terminado a segunda no 6.º lugar.

A contrastar com a felicidade das espanholas, estavam as alemãs Theres Dahnke/Birte Winkel que desceram para terceiras, atrás da dupla israelita Wallach/Brokman. As portuguesas Teresa Camelo e Helena Oliveira ocupam o 18.º lugar, com uma regata por concluir.

Em Radial masculino Joel Rodriguez (ESP) teve uma excelente prestação e entrou directamente para o lugar mais alto do pódio. Seafra Guilfoyle (IRL), líder durante toda a semana desceu para 3.º, atrás de Ryan Lo (SIN). Santiago Sampaio desceu uma posição e é 21.º da geral.

No feminino, a espanhola Martina Reino Cacho e a norte-americana Haddon Hughes seguraram as duas primeiras posições e Maud Jayet (SUI) é agora 3.ª e Carolina João, com duas boas regatas, subiu sete posições e é 18.ª.

O pódio nos SL16 segue igual com Flament/Dorange (FRA) cada vez mais perto do título, seguidos por Ferrando/Ferrando (ESP) e Kim Vidal/António Lopes (BRA). Os portugueses Vasco Rocha e Salvador Taveira mantém-se em 14.º.

Em 29er, os franceses Yrieix/Guillou perderam a liderança depois de serem desqualificados na primeira regata do dia. Beneficiaram Wilson/Gibbs (EUA) que subiram ao primeiro posto, seguidos dos gauleses e da dupla Somerville/Mchardie (NZL). Os portugueses Francisco Maia/Rui Oliveira continuam em 20.º.

Em RS:X os atletas voltaram ao mar depois de um dia sem regatas com Yael Paz (ISR) ainda em 1.º, mas com Mattia Camboni (ITA) a quatro pontos. Evgenii Aivazian (RUS) ultrapassou Furmanski e parte para a última jornada no 3.º lugar.

No sector feminino, a luta está ao rubro com apenas um ponto de diferença entre as duas primeiras. Shi Hongmei (CHN) passou Stefaniya Elfutina (RUS) e Marta Maggetti (ITA) é 3.ª. O representante português nas pranchas, Frederico Rodrigues, subiu para 20.º lugar.

A regata desta tarde será a última deste Mundial de Vela, estando a entrega das medalhas, marcada para as 20h30, na Praça da República, em Tavira.

Comentários

pub