Jovens vão sensibilizar veraneantes da Praia da Rocha para os valores naturais das zonas costeiras

A Área Desportiva da Praia da Rocha vai receber entre 28 de julho e 1 de agosto o programa ocupacional […]

praia da rochaA Área Desportiva da Praia da Rocha vai receber entre 28 de julho e 1 de agosto o programa ocupacional de tempos livres dirigido a jovens “Sensibilização ambiental para os valores naturais das zonas costeiras”.

Promovido pelo Núcleo Sul da Associação Portuguesa de Engenheiros do Ambiente, ao abrigo do programa OTL do Instituto Português do Desporto e Juventude, este projeto dirige-se a jovens entre os 12 e os 17 anos, que irão sensibilizar os utentes da Praia da Rocha para os valores naturais e as ameaças que afetam as zonas costeiras.

A abordagem aos conteúdos será interativa e adaptativa aos níveis de conhecimentos dos jovens participantes, num máximo de 15 elementos, e contará com presença de animador/formador.

Nos cinco dias em que decorre, o projeto terá a seguinte estrutura: 9h00-10h30 Sessão formativa sobre um tema ambiental (segunda-feira – Resíduos; terça-feira – Alterações Climáticas; quarta-feira – Zonas Costeiras; quinta-feira – Água; sexta-feira – Biodiversidade); 10h30-11h30 Sensibilização dos utentes da praia (realização de inquéritos); 11h30-13h00 Jogos pedagógicos e recolha e triagem de resíduos.

A iniciativa está associada à Campanha “Separar para Alimentar”, destinada a apoiar o Banco Alimentar do Algarve e desenvolvida através do encaminhamento dos resíduos recicláveis (plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos) recolhidos durante a limpeza das praias para uma instalação da ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos SA, que é parceira deste projeto, o qual conta também com o apoio do Município de Portimão.

Os jovens interessados em participar nesta atividade de ocupação de tempos livres deverão efetuar a sua inscrição através do email [email protected] ou no Portal da Juventude.

Comentários

pub