Já nasceu o novo Sul Informação

O Sul Informação lança hoje, dia 2 de julho, às 00h00, o novo site, culminando um trabalho de alguns meses […]

novo sul informacao_2 junho 2014_peqO Sul Informação lança hoje, dia 2 de julho, às 00h00, o novo site, culminando um trabalho de alguns meses de conceção, testes, brainstormings, muito debate interno e algumas experiências.

E se o site anterior, que nos acompanhou com algumas modificações mais ou menos pontuais desde que lançámos o jornal a 26 de setembro de 2011, era um sucesso, porque mudámos? Porque queremos dar sempre o melhor aos nossos leitores – e já são uma média de 7000 a 7500 leitores diários -, oferecendo maior interatividade, mais (e novos) conteúdos, no fundo, mais informação.

A primeira coisa que salta à vista é o novo layout e arrumação do site, que se tornou mais intuitivo e fácil de utilizar, já que todos os conteúdos, independentemente de serem textos, fotos, vídeos ou áudios, têm a mesma importância.

Mas a principal novidade é o facto de se tratar de um site responsive, ou seja, que se adapta a qualquer plataforma – computador, tablet ou smartphone – sem ser preciso descarregar aplicações.

Depois, teremos cada vez mais conteúdos multimédia, com vídeo e áudio, de modo a completar a informação que é fornecida.

A nível de conteúdos e funcionalidades, há outras novidades: o tempo, a tabela das marés (na barra superior), galerias fotográficas mais atraentes e fáceis de visualizar, vídeos e áudios mais fáceis de ver.

A interação com as redes sociais, nomeadamente com o Facebook, também foi reforçada. Os comentários podem agora ser feitos com o perfil desta rede social.

A coluna das notícias mais lidas é agora mais do que isso. Esta coluna tem em conta as partilhas, gostos e comentários para que seja mais fácil ao leitor identificar os assuntos em foco no Sul.

No canto superior direito terá acesso aos perfis do Sul Informação nas redes sociais, bem como uma barra de pesquisa.

O novo menu no topo do site permite uma navegação por categorias mais rápida e intuitiva, caso saiba de antemão aquilo que procura.

E há uma importante nova funcionalidade: é que já é possível imprimir os artigos, sem qualquer problema e de modo a ficar bonitinho. Basta clicar no ícone imprimir, no canto superior direito dos artigos. E a mesma funcionalidade permite criar também PDF dos nossos artigos, para facilitar a sua arquivação.

Foi também alterada a estrutura do site, de modo a torná-lo mais leve e, esperamos, evitar as quebras de acesso sempre que muitos leitores tentam aceder ao site, quando há notícias que atraem mais as atenções.

Este trabalho esteve a ser desenvolvido pela equipa do Sul Informação – o Nuno Costa, o Hugo Rodrigues e a Elisabete Rodrigues -, com a inestimável colaboração técnica da equipa da empresa algarvia Nova Página – o Humberto Correia e o Tiago Martins. E contámos também com o apoio de uma outra empresa algarvia, a Dominios.pt, que nos aloja o site.

O trabalho ainda não está pronto e até agradecemos que os nossos leitores, se detetarem algum erro ou tiverem sugestões, nos enviem um email para [email protected] ou comentem na nossa página de Facebook.

Comentários

pub