Grupo 7Air junta-se a irlandeses para formar pilotos de linha aérea no Aeródromo de Portimão

O Grupo 7Air, proprietário da Aerovip, uma das três empresas de serviços aéreos sediadas no Aeródromo Municipal de Portimão, que […]

Aeródromo Municipal de Portimão - Arquivo CMP_Filipe da PalmaO Grupo 7Air, proprietário da Aerovip, uma das três empresas de serviços aéreos sediadas no Aeródromo Municipal de Portimão, que é também dono da escola de aviação Leavia, está em negociações com a escola irlandesa Atlantic Flight Trainig Academy, para formar cerca de 60 alunos/ano no curso de piloto de linha aérea/aviões.

Com essa parceria, que terá uma vigência de cinco anos, a escola «pretende desenvolver a formação em Portimão e pondera deslocalizar-se para este município, com todos os benefícios logísticos e comerciais inerentes a uma operação do género», revelou a Câmara de Portimão.

O Aeródromo Municipal de Portimão, aberto ao tráfego ligeiro e ultraligeiro durante todo o ano, é de Classe II e acaba de receber a renovação do certificado do Instituto Nacional de Aviação Civil válido para os próximos cinco anos, estando integrado na Rede Nacional de Aeródromos.

Aquele Aeródromo, construído em 1971, tem conhecido nos últimos tempos uma acentuada procura, quer a nível nacional quer internacional, tendo acolhido entre 2012 e 2013 uma média de 12 mil voos/ano, principalmente para publicidade e fotografia aérea, lançamento de paraquedistas e voos de  instrução, além do transporte aéreo não-regular.

Desse registo, merece uma referência especial o elevado número de voos privados de recreio, oriundos sobretudo de Espanha, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido e Suíça.

Atualmente, estão sediadas no Aeródromo Municipal de Portimão as empresas de serviços aéreos Aeroalgarve, Paralvor e Aerovip.

Em 2011, esta infraestrutura foi galardoada com o Troféu Internacional de Turismo atribuído pelo Grupo Editorial Ofice em colaboração com o Trade Leader’s Club, sobretudo por acolher diversas atividades desportivas, como o paraquedismo, que atraem algumas centenas de aficionados da modalidade e suas famílias, em particular no período de inverno, com resultados muito positivos para a economia local.

Estes eventos aeronáuticos são organizados pela empresa Paralvor, que realiza anualmente importantes encontros anuais de para-quedistas, nos meses de março, outubro e dezembro, com uma média de 300 a 400 participantes.

Referência na Europa graças às excelentes condições atmosféricas da região, costuma receber também provas da Taça de Portugal de Paraquedismo, nas modalidades de Voo de Formação a 4 – VF4, Skysurf e Freefly, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Paraquedismo e da Câmara Municipal de Portimão.

Desde há dois anos, o aeródromo acolhe o Fly In Portimão, que reúne a comunidade aeronáutica num encontro/convívio para homenagear e manter viva a memória de pilotos já falecidos, reunindo uma média de 57 aeronaves  ligeiras e ultraligeiras vindas de diversos pontos do país e de Espanha.

 

Busca e salvamento

O Aeródromo Municipal de Portimão também é utilizado em ações de busca e salvamento, transporte sanitário e emergência médica, bem como no apoio em situações de acidente grave, catástrofes ou calamidades públicas.

Nesse âmbito, o Centro de Investigação da Academia da Força Aérea utiliza esta infraestrutura aeronáutica desde 2012 para desenvolver um projeto de investigação e tecnologia em Veículos Aéreos não Tripulados (UAV), tendo realizado entre 24 e 28 de setembro transato um exercício onde testou os UAV, o que constituiu um passo significativo no sentido de estudar a viabilidade relativamente à integração destes sistemas no dispositivo da Força Aérea Portuguesa, que executa, entre outras, missões de busca e salvamento e de vigilância marítima.

Comentários

pub