Fotografias «À procura de um outro corpo» mostram-se em São Brás de Alportel

«À procura de um outro corpo» é o nome da instalação de fotografias da autoria de Luísa Ferreira que, entre […]

noname«À procura de um outro corpo» é o nome da instalação de fotografias da autoria de Luísa Ferreira que, entre 1 de agosto e 31 de outubro, pode ser vista em espaços públicos da vila de São Brás de Alportel.

As fotos estão expostas no Museu do Traje e na Antiga Farmácia Passos, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e ainda aos sábados, domingos e feriados, das 14h00 às 17h00.

«Nesta exposição, podemos fruir o trabalho que resultou do encontro da fotógrafa Luísa Ferreira com as esculturas de Rosalina Passos e Joaquim Passos armazenadas há cerca de cinquenta anos na vila algarvia de São Brás de Alportel», descreve Graça Passos, responsável pela produção e textos.

«A sua lente sensível e poética captou o diálogo entre a luz e a presença matérica das esculturas impregnada do labor contínuo do tempo. A presença velada destes seres ecoando a eterna tensão entre o poder criativo da vida, a violência e o sofrimento, faz parte da tessitura deste lugar inscrita no imaginário local com um misto de medo, curiosidade e admiração, que é ainda hoje evocada por muitos», acrescenta.

O título – À procura de um outro corpo – sublinha «a importância da arte na construção da nossa perceção e por essa via na construção da realidade. É essa dimensão política da estética que explica a realização da exposição no ano em que o concelho comemora o seu centenário no contexto da crise civilizacional atual», diz ainda Graça Passos.

Comentários

pub