Festival de Jazz volta a dar música a Loulé em agosto

Agosto vai trazer Jazz a Loulé, com lugar para vários valores da região. O conceituado músico Mário Laginha voltará a […]

Genoveva Faísca_DRAgosto vai trazer Jazz a Loulé, com lugar para vários valores da região. O conceituado músico Mário Laginha voltará a ser o diretor musical do Festival Internacional de Jazz de Loulé, que terá a 20ª edição em 2014 e decorre de 1 a 3 de agosto, na Alcaidaria do Castelo.

A festa é, de resto, lançada por uma algarvia. Genoveva Faísca é natural de Faro, embora cedo tenha rumado a Lisboa, onde cresceu não só como cantora, mas também como atriz. Em Loulé, a cantora apresenta-se em diálogo com o guitarrista João Bengala, com quem tem colaborado em vários projetos há cerca de 14 anos, «aqui partindo de um repertório jazzístico, mas sempre com a linguagem que lhes é característica onde não falta a ironia e muita liberdade interpretativa», segundo aCasa da Cultura de Loulé, que organiza o evento, com o apoio da Câmara louletana.

Ainda no dia 1 de agosto, uma sexta-feira, subirá ao palco do Festival de Jazz de Loulé o «Quarteto Eduardo Cardinho & João Barradas». João Barradas é um dos jovens acordeonistas mais reconhecidos da Europa e já venceu dois títulos de campeão do mundo deste instrumento musical, entre outros prémios. Também o percussionista o Eduardo Cardinho tem ganho diversos prémios internacionais. Ambos foram os laureados do Prémio Jovens Músicos 2013.

No segundo dia de festival, a noite começa com o concerto dos algarvios Low Tech Groove. Os membros permanentes da banda João Araújo (piano), Paulo Silva (contrabaixo) e Paulo Franco (bateria), convidaram o trompetista Leon Baldesberger, um amigo de longa data, para apresentar «um reportório original e diversificado».

Como cabeça-de-cartaz, no sábado, surge Cícero Lee “Ventos”, baixista que lançou em 2013 o seu primeiro álbum em nome próprio. «Ao vivo, “Ventos” tem-se apresentado em Portugal e noutros países europeus em quarteto, com músicos notáveis, em que se incluem nomes como João Frade, Tiago Oliveira, José Salgueiro, Louis Portal, Desidério Lázaro, Elisa Rodrigues e Carlos Garcia», segundo a organização.

Low Tech GrooveNo fecho desta 20ª edição do Festival Internacional de Jazz de Loulé, no domingo, 3 de agosto, mais um nome algarvio: a baterista Sónia “Little B” Cabrita. Bem conhecida no Algarve, a artista e compositora dedica-se há muito ao estudo da bateria jazz e teve como um dos mentores David Murray.

O Festival Internacional de Jazz de Loulé encerra com a atuação de «Liftoff», projeto criado em Aveiro, em maio de 2002, destinado à interpretação da música de Óscar Marcelino da Graça e de Jeffery Davis. «Neste concerto, o projeto será pensado por Jeffery Davis (vibrafone), Óscar Marcelino da Graça (piano), Nelson Cascais (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria)», revelou a Casa da Cultura de Loulé.

As noites de sexta e sábado encerram com uma After Party com o DJ Yacobian, no Poeta Caffé, músico que apresentará «uma sessão de jazz que se faz e se ouve nos distintos lugares do planeta. Irá fazer o público viajar musicalmente desde a Etiópia, Turquia, Israel, Líbano, África do Sul, EEUU, Espanha, até Portugal, Tunísia, Marrocos, Gana, assim como, outros lugares onde esta música com alma se sente».

«As linhas orientadoras seguidas ao longo das edições anteriores, e que se pretendem manter nesta edição passam por divulgar a obra dos intérpretes e compositores do jazz internacional mais conceituados junto do público algarvio, promover o trabalho dos músicos de jazz mais promissores do panorama nacional e motivar o público, nomeadamente o mais jovem, para a prática musical e para a criação de hábitos de consumo cultural de reconhecida qualidade ligados a um estilo musical complexo», concluiu a Casa da Cultura de Loulé.

Os bilhetes diários custam 5 euros para sócios dquela associação e7,5 euros para o público em geral. Quem optar por comprar ingresso para os três dias paga 10 euros, caso seja sócio e 15 euros, se não for. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 289 415 860 e 93 948 81 67.

Comentários

pub