Estudo de Mobilidade Interurbana do Algarve Central apresentado em Olhão

O Estudo de Mobilidade Interurbana (EMI) do Algarve central vai ser apresentado no próximo dia 11 de julho, na sala […]

Mobilidade InterurbanaO Estudo de Mobilidade Interurbana (EMI) do Algarve central vai ser apresentado no próximo dia 11 de julho, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Olhão. O seminário da próxima semana é a fase final do estudo, que visa encontrar soluções para melhorar a mobilidade entre os concelhos de Albufeira, Faro, Olhão, São Brás de Alportel, Loulé e Tavira, seguindo-se a procura de financiamentos para avançar com as medidas sugeridas.

A iniciativa vai dar a conhecer as principais propostas do estudo, que serão apresentadas pelos autores do documento João Figueira de Sousa e Maria João Silveira. Como complemento, o presidente da CCDR Algarve David Santos falará sobre os financiamentos do próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA) para a área da mobilidade e transportes na região, o presidente do IMT, João Carvalho debruçar-se-á sobre o planeamento e financiamento de projetos intermunicipais de transportes e Rui Loureiro divulgará os projetos da Refer para a região do Algarve.

O encerramento da sessão será presidido pelo secretário de Esatdo dos Transportes Sérgio Monteiro, estando igualmente previstas intervenções dos presidentes da Câmara de Olhão António Pina e da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve Jorge Botelho.

Algarve CentralOs seis municípios da rede «Algarve Central» elaboraram o Estudo de Mobilidade Interurbana que tem com o objetivo de criar uma estratégia de intervenção a curto, médio e longo prazo no domínio do sistema de mobilidade e transportes.

«A estratégia definida neste estudo visa a implementação de um sistema integrado que fomente a articulação entre os vários modos de transporte, garanta a melhoria das condições de mobilidade da população e promova a melhoria da qualidade de vida da população e a inclusão social. A estratégia de intervenção preconizada assenta ainda num novo modelo de governância para o setor, consubstanciada na criação de uma autoridade regional com responsabilidades ao nível do planeamento e gestão do sistema de mobilidade e transportes no Algarve», explicou a Câmara de Olhão, numa nota de imprensa.

Neste seminário, a última das três fases deste estudo, pretende-se «divulgar as principais medidas do plano de ação do EMI e discutir as ações subsequentes para a implementação e financiamento das medidas preconizadas».

Comentários

pub