Uma demonstração culinária dedicada à alfarroba, sob a orientação de Ana Mercês Sota, está marcada para 9 de agosto, às 11h00, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria.
O encontro irá permitir aos participantes aprenderem a fazer um pudim de alfarroba e descobrir alguns segredos da doçaria feita com este fruto.
A alfarroba, um dos frutos do tradicional pomar de sequeiro algarvio, foi, desde sempre, apreciada pelo seu valor alimentar e pela sua doçura.
Além do uso em rações dos animais e no fabrico de aguardente e xaropes, servia, segundo o testemunho de Silva Lopes, no século XIX, “também de alimento à gente pobre, e torrada não deixa de ser saborosa”.
Se, antigamente, era consumida sem muitos preparos culinários, atualmente, é o ingrediente principal de parte da doçaria algarvia.
A inscrição na ação é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral.
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email edu.museus@cm-tavira.pt ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 15h00 às 18h30).
Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2305).
Comentários