Debate sobre futuro do Museu Regional de Beja que corre risco de fechar

A Assembleia Distrital de Beja promove na próxima quinta-feira, 24 de julho, às 21h00, um colóquio sobre “O futuro do […]

Museu Regional de BejaA Assembleia Distrital de Beja promove na próxima quinta-feira, 24 de julho, às 21h00, um colóquio sobre “O futuro do Museu Regional de Beja”. O debate, aberto a todos os interessados, realiza-se no próprio Museu Regional de Beja.

Participam e intervêm no colóquio Ana Paula Amendoeira, presidente da Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS (International Council of Monuments and Sites), João Neto, presidente da Associação Portuguesa de Museologia, José Alberto Ribeiro, presidente da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM (International Council of Museums), José António Falcão, diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José Carlos Oliveira, diretor do Museu Regional de Beja, Manuel Bairrão Oleiro, diretor do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação (Direção Geral do Património Cultural), e ainda Santiago Macias, presidente da Assembleia Distrital de Beja ea Câmara de Moura, bem como arqueólogo.

O Museu Regional, com um espólio valiosíssimo e instalado no Convento da Conceição, é atualmente propriedade da Assembleia Distrital de Beja.

«Com o anunciado esvaziamento deste organismo, imposto pelo Governo, é indispensável aprofundar o debate sobre o futuro da instituição e a situação dos seus trabalhadores», salienta aquele organismo em nota de imprensa.

É sobretudo «fundamental encontrar uma solução que garanta a continuidade do Museu Regional de Beja, um património da cidade, da região e do País».

O Museu Regional de Beja documenta as diferentes culturas que, da pré-história à atualidade, se desenvolveram na região.

Comentários

pub