Champimóvel promove ciência na zona ribeirinha de Portimão

O Champimóvel está estacionado, até amanhã, dia 17 de julho, na zona ribeirinha de Portimão, junto à antiga Lota, para […]

champimóvelO Champimóvel está estacionado, até amanhã, dia 17 de julho, na zona ribeirinha de Portimão, junto à antiga Lota, para promover a ciência e a investigação científica junto das crianças e jovens entre os 9 e os 14 anos.

Trata-se de uma ação de divulgação e motivação da Fundação Champalimaud, através de um filme 4D interativo, transmitido num simulador transportável por camião TIR, que apresenta uma viagem através do corpo humano conduzida pela personagem Champi.

A película introduz o mecanismo da visão, as células e o seu material genético, a ação dos vírus, a terapia genética e – finalmente – as investigações recentes em células estaminais e nanotecnologias.

Com uma duração de 25 minutos, esta apresentação dinâmica e divertida pretende despertar a curiosidade dos mais novos para os temas científicos, sendo o simulador visitado no período da manhã, entre as 10h00 e as 13h00, pelas crianças e jovens participantes nas Férias Desportivas, enquanto no período da noite, das 20h00 às 23h00, está aberto à população em geral, com entradas livres.

A Fundação Champalimaud, criada em 2004 por determinação testamentária de António de Sommer Champalimaud, tem por objetivo o desenvolvimento da atividade de pesquisa científica no campo da medicina, apoiando os avanços na investigação biomédica, sobretudo os que podem ter uma aplicação prática na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças.

Comentários

pub