Chaimite usada por Salgueiro Maia no 25 de abril pode ser visitada em Loulé

A Chaimite «Bula», conduzida por Salgueiro Maia no dia 25 de abril de 1974, pode ser visitada pelo público em […]

Chaimite Salgueiro Maia em LouléA Chaimite «Bula», conduzida por Salgueiro Maia no dia 25 de abril de 1974, pode ser visitada pelo público em geral, no âmbito da Exposição «Símbolos e Documentos de Abril», que está patente no Convento de Santo António, em Loulé.

As visitas, orientadas pela Associação 25 de Abril, decorrem nos dias 5 de agosto, 26 de agosto e 23 de setembro, das 10h30 às 12h30 e das 14 horas às 16h30. As sessões para escolas necessitam de marcação prévia através do telefone 289 400 611.

«Estas visitas têm uma importante vertente pedagógica já que pretendem explicar junto da comunidade, sobretudo dos jovens, a importância e todo o simbolismo histórico no contexto da Revolução dos Cravos deste carro militar»

«Símbolos e Documentos de Abril pretende avivar a memória de todos, tornando determinantes aqueles que ficaram fora dos textos oficiais, e revela humanos, aqueles que foram colocados no painel deificado da história. Em 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas encerrou um ciclo de medo e deu prioridade a um povo determinado a agarrar o futuro com as suas mãos. Sem violência nem sangue. Com cravos. A Comissão Concelhia para a Comemoração dos 40 Anos do 25 de Abril pretende, com esta exposição, homenagear os 5 mil soldados que estiveram no movimento, os líderes e o Povo, recorrendo a documentos originais, objetos, filmes, fotografias; e com a reconstituição figurativa de alguns espaços determinantes na história do Movimento das Forças Armadas», descreve a Câmara de Loulé.

A Exposição “Símbolos e Documentos de Abril” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé e da Comissão Concelhia das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, com o apoio do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, Fundação Mário Soares, Associação 25 de Abril, Museu Militar de Elvas e Rádio Total FM.

Comentários

pub