Câmara de Lagoa adere ao projeto “Nearly Zero-Energy Sports Facilities”

A Câmara Municipal de Lagoa aderiu, numa parceria com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL), ao […]

poupança energiaA Câmara Municipal de Lagoa aderiu, numa parceria com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL), ao projeto piloto “Nearly Zero-Energy Sports Facilities”, para incentivar a redução do consumo de energia em instalações desportivas e iluminação pública.

Após estudo da realidade do consumo de energia em instalações desportivas municipais e iluminação pública, o projeto irá incentivar a prática da poupança, através do desenvolvimento de novas tecnologias, pela implementação de pacotes integrados de renovação e a introdução de energias renováveis.

Será criado um instrumento organizacional de apoio à gestão energética municipal, considerando desde já o levantamento dos 143 postos de transformação e 9.338 pontos de iluminação pública.

Hoje, mais do que nunca, a redução de custos é um fator demasiadamente importante na gestão da energia, mais premente quando estão em causa dinheiros públicos, daí a rápida perceção da importância deste estudo e por isso também a adesão de imediato da Câmara Municipal de Lagoa ao projeto, conforme frisou o presidente Francisco Martins à delegação da AREAL, com quem se reuniu no passado dia 2 de julho.

“Acredito que este projeto da AREAL vem ao encontro das nossas preocupações, bem como da população que, por vezes, chama a atenção para o fato da iluminação pública se manter ligada já em pleno dia. Mas isso está a ser tratado e gerido com extremo cuidado, face aos interesses da comunidade e da Autarquia. Quanto mais se poupar no consumo de energia em instalações desportivas e iluminação pública, mais fácil se torna prosseguir o nosso projeto social”, disse o autarca Francisco Martins.

Comentários

pub