Câmara de Aljezur reforça apoio a projetos arqueológicos e museológicos da ADPHAA

A Câmara de Aljezur acaba de reforçar o apoio a dois projetos da Associação de Defesa do Património Histórico e […]

barrada_2-410x617A Câmara de Aljezur acaba de reforçar o apoio a dois projetos da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico deste concelho, que totalizará agora 14 mil euros.

Um dos apoios destina-se ao estudo e musealização do espólio arqueológico do Drº José Manuel Duarte. Este projeto, além da preparação de todo o espólio deste ilustre aljezurense, contempla a abertura de uma sala no Museu Municipal, a ser inaugurada ainda durante este ano. Neste caso, o reforço é de 2000 euros, totalizando agora 4000 euros.

Outra verba que foi reforçada, após a reapreciação da candidatura da ADPHAA aos apoios ao Associativismo/Contrato Programa, destina-se à continuação da intervenção arqueológica nos silos islâmicos no sítio da Barrada, em Aljezur. Neste caso, a verba passará de 5000 para 10 mil euros.

Na campanha arqueológica, serão concluídas as escavações de todas as estruturas do hipogeu I e II, deste importante arqueossítio, que apresenta uma complexidade enorme.

A equipa liderada pela arqueóloga Silvina Sivério, e que conta ainda com Cláudia Santos e Joel Rodrigues, iniciará os trabalhos durante o mês de Setembro, com a duração de quatro semanas.

A Câmara de Aljezur salienta que «estes apoios são seguramente muito importantes para o desenvolvimento do trabalho que a Associação vem desenvolvendo em prol da defesa do Património de Aljezur, numa estreita parceria com a autarquia», constituindo uma «resposta cabal por parte da câmara que não descura esta vertente do Património, História e Cultura».

Comentários

pub