Barco de pesca «Cristo Deus» acompanhado até Sesimbra por corveta da Marinha

O barco de pesca português «Cristo Deus», que ficou retido na terça-feira cerca de 130 milhas a oeste do Cabo […]

????????????????O barco de pesca português «Cristo Deus», que ficou retido na terça-feira cerca de 130 milhas a oeste do Cabo de S. Vicente, Sagres, devido a uma avaria, está a ser acompanhado pela corveta «Baptista de Andrade», até ao porto de Sesimbra, onde deverá entrar ao início da tarde de hoje.

A operação de salvamento à embarcação tem estado a ser coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), desde as 12 horas do dia 29 de Julho.

A embarcação de pesca «Cristo Deus», com cinco tripulantes a bordo, localizada a 230 quilómetros a Oeste do Cabo de São Vicente, junto ao banco de pesca do Gorringe.

corvetaA referida embarcação de pesca, de bandeira portuguesa emitiu um pedido de auxílio para o MRCC Lisboa, depois de ter ficado desgovernada na sequência das artes que utiliza para pescar se terem enrolado acidentalmente nos veios e hélices.

Após a receção do pedido de assistência e por se suspeitar que, do incidente, poderia resultar «uma entrada de água inadvertida pelo veio da embarcação, situação essa que colocava em risco a salvaguarda da vida humana dos pescadores embarcados», foi enviado para o local «um navio para prestar eventual auxílio e simultaneamente garantir a segurança da navegação junto à área, visto a embarcação se encontrar desgovernada».

A corveta «Baptista de Andrade», que se encontra a guarnecer o dispositivo permanente de busca e salvamento marítimo atribuído ao continente, chegou ao banco Gorringe às 7h30 da manhã de ontem, quarta-feira.

????????????????Com recurso à equipa de mergulhadores do navio foi possível verificar que «não existia risco de entrada de água pelo veio da embarcação», tendo sido possível soltar o emaranhado dos cabos enrolados no hélice, numa operação demorada e complicada.

Depois de chegar ao porto de pesca de Sesimbra, a embarcação «Cristo Deus» será alvo de uma inspeção técnica pelo perito da Autoridade Marítima local, «para se confirmar a condição de navegabilidade», garantindo assim que poderá futuramente navegar e prosseguir com a sua atividade de pesca em segurança.

Comentários

pub