Autoridades de Saúde pedem cuidados redobrados devido ao calor

Esta quarta-feira, há que ter muito cuidado com os efeitos do calor, nomeadamente junto das populações mais vulneráveis, como crianças, […]

calorEsta quarta-feira, há que ter muito cuidado com os efeitos do calor, nomeadamente junto das populações mais vulneráveis, como crianças, idosos e portadores de doenças crónicas. A Administração Regional de Saúde do Algarve alertou para as potenciais consequências das temperaturas elevadas e colocou os serviços de saúde da região no nível de alerta amarelo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas máximas de 30 graus para Faro e 28 para Sagres, com o céu limpo e vento fraco. Condições ideais para ir a banhos, mas que também fazem antever «efeitos adversos na saúde da população do Algarve, em especial nos grupos mais vulneráveis ao calor».

Para evitar o pior, a ARS do Algarve aconselha a aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta pouco açucarados e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e bebidas com elevado teor de açúcar, a evitar estar ao Sol entre as 11 e as 17 horas, permanecer em ambiente fresco, evitar atividades que exijam esforços físicos nos períodos de maior calor e usar «roupa solta, de cor clara, opaca, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protetor solar com índice proteção superior a 30». Também se deve evitar viajar nas horas de maior calor e não deixar «pessoas dentro de viaturas expostas ao sol, especialmente crianças e idosos».

praia calorA ARS lança um aviso especial em relação aos idosos que vivem sozinhos, que, «por não sentirem sede, devem receber atenção redobrada de familiares, amigos ou vizinhos que garantam a ingestão suficiente de líquidos e de arrefecimento corporal».

«A desidratação provocada pelo calor leva ao agravamento do estado de saúde dos doentes crónicos (Indivíduos com hipertensão arterial, diabetes, problemas cardio-vasculares, respiratórios, hepáticos, alcoolismo, doentes oncológicos, parkinson, alzheimer, obesidade e acamados)», salientou, ainda, a ARS do Algarve.

Comentários

pub