ARS anunciou vagas para médicos sem revelar quantos chegam (mesmo) ao Algarve

Há concursos a decorrer com mais de 200 vagas para médicos para os Hospitais e Centros de Saúde do Algarve, […]

medicos_6Há concursos a decorrer com mais de 200 vagas para médicos para os Hospitais e Centros de Saúde do Algarve, mas continua a não ser dada a perspetiva de  quantos clínicos chegarão, de facto, à região e quando estarão ao serviço dos utentes algarvios.

A Administração Regional de Saúde do Algarve voltou a anunciar que o Ministério da Saúde reforçou o investimento na Saúde, no Algarve ao longo do 1º semestre de 2014, aposta que não impediu muitos problemas, nomeadamente ao nível dos Serviços Básicos de Saúde, desde o início do ano.

O Instituto Público algarvio salientou, numa nota de imprensa, a «clara aposta» do Ministério da Saúde «no reforço da capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários e hospitalares e no alargamento da rede de cuidados continuados integrado, quer através de investimentos em novas unidades e obras de melhoramento das instalações e equipamentos existentes quer na abertura de concursos para contratação de profissionais de saúde».

«Estão neste momento abertas mais de uma centena de vagas para a Região do Algarve, cerca de 90 para especialistas de Medicina Geral e Familiar e 46 especialistas da área hospitalar, entre outras. Para breve, aguarda-se a publicação da abertura de 105 vagas para médicos especialistas da carreira hospitalar», anunciou aquela entidade.

Administração Regional de Saúde ARS do AlgarveEm declarações ao Sul Informação, há cerca de duas semanas, o presidente da ARS do Algarve João Moura Reis esclareceu que, apesar de estes concursos estarem a decorrer, há poucas possibilidades de as vagas serem todas ocupadas (das 175 vagas que foram postas a concurso, antes desta leva, apenas 35 foram preenchidas) e o concurso, pelo menos naquilo que diz respeito aos Médicos de Medicina Geral e Familiar, ainda deverá levar algum tempo a ser concluído.

Na entrevista dada ao nosso jornal, João Moura Reis mostrava-se cético quanto à capacidade do Algarve de atrair um número tão elevado de médicos, já que a maioria dos clínicos terá «a vida organizada» noutras regiões do país. A mesma lógica será extensível a muitos dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve, considerou.

Ainda assim, a ARS salienta que «iniciaram em 2014 a formação nas várias especialidades, 48 médicos, ou seja, mais 7 do que no ano anterior, o que permitirá ajudar a fixar profissionais médicos no Algarve».

«Ao nível de instalações e equipamentos, destaque para as obras de remodelação da Urgência de Portimão e para a inauguração de 65 camas de cuidados continuados em Aljezur e Estoi. Foram ainda, alvo de profunda remodelação as extensões de saúde de S.B. Messines, Almancil, Salir, Montegordo. Estes investimentos representaram um total de cerca de 4 milhões de euros», descreve aquela entidade, numa comunicação em jeito de balanço do trabalho que realizou este ano.

Comentários

pub