Algarve conquista 24 medalhas na maior competição mundial de dança

As escolas de dança algarvias conquistaram 24 medalhas e cinco prémios especiais nas finais da Dance World Cup 2014, que […]

dança 3As escolas de dança algarvias conquistaram 24 medalhas e cinco prémios especiais nas finais da Dance World Cup 2014, que terminou no sábado no Centro de Congressos do Arade, após sete dias intensos de competição entre três mil crianças e jovens de 27 países.

O balanço é «mais que positivo» para o Algarve, região anfitriã do evento ao qual terão assistido cerca de oito mil pessoas, adianta o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA).

Para Desidério Silva, a realização de um evento «de tamanha envergadura no Algarve é a prova de que a região tem capacidade para acolher grandes acontecimentos de diversas áreas, do golfe à dança e do automobilismo à música».

«Além do mais, é um orgulho acrescido saber que as escolas algarvias saíram da competição com tantas medalhas de ouro, prata e bronze. Felicito desde já os nossos bailarinos por estes excelentes resultados», afirma o presidente.

dança 1Só a Companhia de Dança do Algarve, em Faro, conquistou 22 medalhas nos estilos de Dança Clássica, Dança de Caráter, Dança Contemporânea e Hip Hop.

A companhia viu ainda os seus bailarinos serem agraciados com cinco prémios especiais, atribuídos pelo júri da edição de 2014 do campeonato: Melhor Bailarino, Melhor Quarteto e Melhor Grupo de Dança Contemporânea, todos na categoria de crianças (até aos 13 anos), e Melhor Quarteto e Melhor Grupo de Dança de Caráter na categoria de jovens (até aos 25 anos).

 

Desidério Silva: a realização de um evento de tamanha envergadura no Algarve é a prova de que a região tem capacidade para acolher grandes acontecimentos de diversas áreas

 

Para completar o conjunto das distinções algarvias, a Academia de Dança do Algarve, em Faro, recebeu uma medalha de ouro no estilo Hip Hop e a Academia de Dança de Albufeira uma de bronze pelo seu número de sapateado.

O campeonato do mundo de dança arrancou no dia 29 de junho, no estádio da Bela Vista, em Lagoa, e assentou depois no Centro de Congressos do Arade, também em Lagoa, para sete dias de provas que envolveram uma logística complexa e quase duas mil pessoas na equipa operacional, entre organização, técnicos e voluntários.

dança 4«Esta foi a edição mais bem sucedida e bem organizada de sempre. O equipamento do Arade revelou-se perfeito para as nossas necessidades: é um centro de primeira categoria. E fomos muito bem recebidos… Apreciámos imenso a hospitalidade portuguesa durante toda a semana», afirmou o diretor do campeonato, John Grimshaw.

A gala de encerramento de sábado, dia 5, teve a sala cheia e os 950 lugares do auditório não foram suficientes para todas as pessoas que queriam assistir às atuações dos vencedores da secção júnior. A sala à parte, de acesso livre, preparada com um ecrã gigante que exibia em tempo real o que decorria no palco foi por isso a solução perfeita para quem não conseguiu lugar sentado no interior do auditório.

Já passava da uma da manhã quando o fogo-de-artifício iluminou o céu anunciando o fim da Dance World Cup 2014, evento que conseguiu reunir diferentes países e culturas no Algarve em torno de uma linguagem comum: a dança.

dança 2Ver todos os resultados aqui.

Comentários

pub