Três canoístas do KCCA sagram-se campeões nacionais

Três títulos de campeões nacionais, dois de vice-campeões e uma medalha de bronze foram os resultados de maior destaque dos […]

diogo lopesTrês títulos de campeões nacionais, dois de vice-campeões e uma medalha de bronze foram os resultados de maior destaque dos atletas do Kayak Clube Castores do Arade (KCCA), de Lagoa, este fim-de-semana, no Campeonato Nacional de Velocidade de Canoagem.

A prova que se realizou dos dias 26 e 27 de julho, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, atingiu uma tal dimensão que a Federação Portuguesa de Canoagem optou por dividir a competição por dois fins-de-semana, sendo que esta fase foi para os atletas dos escalões juniores, seniores e veteranos.

O atleta do KCCA Diogo Lopes confirmou que atualmente é o canoísta mais rápido em 200 metros. O jovem de apenas 19 anos e no seu primeiro ano no escalão sénior bateu a concorrência no K1 200 metros com 38,320 segundos, deixando Hugo Rocha do CNMarecos a 0,468 segundos e Diogo Quintas da ANTorreira a 1,128 segundos.

miguel e tiagoEsta final, contou com a presença de dois atletas do KCCA. O experiente Diogo Fazenda terminou em 6º lugar, com 40,460 segundos.

No K2 200 metros, Diogo Lopes e Diogo Fazenda foram os mais rápidos, garantindo mais um título nacional, com um tempo de 35,868 segundos. Bruno Vieira e Hugo Tocha, do CNMarecos, terminaram em 2º lugar e Jorge Castro e José Vieira, do Náutico de Ponte de Lima, foram terceiros. Esta dupla do KCCA garantiu também presença na final A da distância de 1000 metros, onde terminou em 5º lugar.

Belén Acuña, no escalão veteranos B femininos, foi campeã nacional em K1, vencendo confortavelmente na distância de 500 metros, com 5,260 segundos de vantagem sobre a 2ª classificada, Maria Oliveira, do CRP Arnelas, sendo 3ª Carla Rosa do CNMilfontes.

beatriz reisA jovem Beatriz Reis, de apenas 16 anos, e ainda do escalão cadete, optou por competir no escalão juniores e alcançou dois títulos de vice-campeã nacional, em K1 200 metros e K1 500 metros.

Em ambas as provas, Beatriz apenas foi batida pela colega de Seleção Nacional, Márcia Aldeias do CNMarecos, que este ano já foi finalista no Campeonato da Europa de Juniores e venceu a final B no Campeonato do Mundo de Juniores.

Por seu lado, a dupla Tiago Justino e Miguel Ferreira alcançou a medalha de bronze, no K2 200 metros juniores, com 38,956 segundos. A prova teve como vencedores a equipa do Náutico de Crestuma, com 36,956 segundos, e em 2º lugar a equipa do Náutico de Ponte de Lima, Hugo Figueiras e Marco Santos.

Ana Bebiano, no sempre competitivo escalão sénior feminino, garantiu a presença nas duas finais A. Em K1 500 metros, terminou na 4ª posição, e em K1 200, foi 5ª classificada.

Francisca Laia, do CD “Os Patos”, confirmou o excelente momento de forma e garantiu a vitória nas duas distâncias, ficando Inês Esteves, do Náutico de Milfontes, em 2º lugar em ambas. O 3º lugar foi para Joana Sousa, do Náutico de Crestuma, em K1 500 metros, e Marta Pinto, do Náutico de Ponte de Lima, no K1 200 metros.

Beatriz Reis - foto Cláudia MatosOs veteranos Nuno e Orlando Silva conseguiram o apuramento para a final A de K2 1000 metros Vet- A e alcançaram o 5º lugar e Tiago Justino apurou-se para a final B K1 200 metros, terminando na 4ª posição.

Ainda pelos Castores participou o júnior Ruben Duarte, em K1 200 metros, não conseguindo o apuramento para as semifinais.

Maria Cabrita, também atleta do KCCA, que este ano foi medalha de bronze no Campeonato da Europa de Sub-23 e finalista no Campeonato do Mundo, viu-se impossibilitada de competir, por decisão da equipa técnica nacional, devido à proximidade do Campeonato do Mundo de Velocidade Absolutos (6 a 10 de Agosto, em Moscovo, Rússia), onde vai competir no K4 absoluto feminino.

A classificação coletiva só será apurada após o próximo fim-de-semana, aquando do Nacional para os escalões iniciados, infantis e cadetes, onde o KCCA, mais uma vez, marcará presença no Centro de Alto Rendimento de Montemor o Velho, com a sua equipa mais jovem.

Comentários

pub