Vamos voltar a beber Jazz nas Fontes

Marta Hugon, Thierry Eliez e os Torunski Brothers são os cabeças-de-cartaz do Lagoa Jazz Festival, que, de 5 a 7 […]

Marta Hugon, Thierry Eliez e os Torunski Brothers são os cabeças-de-cartaz do Lagoa Jazz Festival, que, de 5 a 7 de junho, está de regresso após três anos de paragem e volta ao seu local de eleição: o Sítio das Fontes, à beira do Rio Arade.

Esta décima edição do Jazz nas Fontes, de novo sob a direção de António Palma, arranca na quinta-feira, dia 5 de junho, com «Pianobatuque», com o argentino Pablo Lapidusas, ao piano, e o português Joel Silva, na bateria.

No espetáculo principal, o destaque vai para os polacos Torunski Brothers, duo que junta Piotr Torunski (clarinete baixo) e Greg Torunski (saxofone alto).

Na sexta-feira, dia 6, sobe ao palco do anfiteatro das Fontes, tendo um braço do Rio Arade como pano de fundo, o francês Thierry Eliez (piano, órgão e voz), acompanhado por Daniel Ouvrard (baixo) e Philippe Eliez (bateria).

No sábado, dia 7, a fechar o Lagoa Jazz Festival, será a vez de uma das mais reconhecidas vozes de jazz portuguesas se apresentar: Marta Hugon.

A cantora será acompanhada por um quarteto de luxo: Filipe Melo (piano), Mário Delgado (guitarra), Bernardo Moreira (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria).

Mas para chamar a atenção para este Festival de Jazz, que tem na qualidade do cartaz e no local os seus grandes trunfos, a organização promove também apresentações da banda Dixieland, nos dias 4, 5, 6 e 7, em vários locais do concelho.

Por isso, se num destes dias se cruzar nas ruas com Diogo Picão (sax alto), Jean Marc Charmier (trompete), Xavier Ribeiro (trombone), Diogo Costa (trombone baixo) e Henry Sousa (percussão), não se admire: é apenas um aperitivo para as três noites de boa música no Sítio das Fontes.

Com o recinto do Parque Municipal das Fontes de Estômbar a abrir todos os dias às 19h00, além do festival de música (cujos espetáculos começam às 22h00), haverá ainda a exposição de pintura «Reflexões do jazz», de Patico, bem como serviço de bar, venda de merchandising, e uma Feira do Disco.

Após os concertos, à beira da caldeira do moinho e sob a luz da Lua e das estrelas, o Espaço Lounge será animado pelos Djs Yacobian (dias 6 e 7), que apresentará uma seleção de jazz oriundo de países como Etiópia, Turquia, Israel, Líbano, África do Sul, Espanha, Portugal, Tunísia, Marrocos, Gana, entre outros, e pelo DJ Alexandre Ramos (dia 5).

O Lagoa Jazz Festival é uma parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e “Ao Vivo – Espectáculos e Eventos”, integrada no programa anual “Lagoa, um Mar de Sentidos”.

Os bilhetes custam 8 euros por dia ou 20 euros por um passe para três dias, estando à venda no Convento de S. José e no Auditório Municipal de Lagoa, e, nos dias dos concertos, no recinto do Sítio das Fontes.

 

PROGRAMA:

Dia 5 – Quinta-Feira
PIANOBATUQUE (Argentina/Portugal)
Pablo Lapidusas, argentino (piano) e Joel Silva, português (bateria)
TORUNSKI BROTHERS (Polónia)
Piotr Torunski (clarinete baixo) e Greg Torunski (saxofone alto)

Dia 6 – Sexta-Feira
THIERRY ELIEZ (França)
Thierry Eliez (piano, orgão e voz), Daniel Ouvrard (baixo) e Philippe Eliez (bateria)

Dia 7 – Sábado
MARTA HUGON (Portugal)
Marta Hugon (voz), Filipe Melo (piano), Mário Delgado (guitarra), Bernardo Moreira (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria)

 

Quem é quem?

PianoBatuque é o resultado do encontro do piano de Pablo Lapidusas e a bateria de Joel Silva.

O duo interpreta maioritariamente temas originais onde a improvisação tem um lugar preponderante. O argentino/brasileiro Pablo Lapidusas, tem vindo a apresentar-se em conceituados teatros e clubes de jazz do Brasil e Europa.

Colaborou com Marcelo D2, Wanda Sá, Edu Lobo, Carlos Malta, Bebel Gilberto, entre outros.

O português Joel Silva tem tocado em diversos projetos com Carlos Barretto, Big Band H.C.P., Paulo de Carvalho, Júlio Resende, João Paulo Esteves da Silva, Perico Sambeat e Maria João, entre outros, com presença em vários festivais de jazz europeus.

Pablo Lapidusas – piano
Joel Silva – bateria

 

Torunski Brothers Duo formado em 2011 na Suíça, uma combinação única entre a sonoridade grave e percussiva do clarinete baixo tocado por Piotr Torunski e o fraseado e improvisação do saxofone alto de Greg Torunski.

Em 2012, os Torunski Brothers foram galardoados com o prestigiado prémio (Music Award) “Hustinx Prijs”. Ambos concluíram licenciatura musical no conservatório de Maastricht, na Holanda, e com o saxofonista David Binney em Nova Iorque, onde apresentaram o seu novo trabalho discográfico na prestigiada “Break Thru Radio”.

O reportório que apresentam é baseado em temas de grandes compositores e arranjados para o duo, numa sofisticada linguagem jazzística e uma interação notável com a audiência.

Piotr Torunski – clarinete baixo
Greg Torunski – saxofone alto

 

Thierry Eliez, considerado por muitos um dos mais notáveis pianistas europeus.

Interpretou e gravou musica para filmes com os prestigiados compositores e arranjadores Lalo Schifrin, Éric Serra ou Michel Legrand. Como pianista, organista, teclista, cantor, compositor, arranjador e um excelente improvisador, Thierry é um músico completo e versátil capaz de tocar ou integrar projetos nos mais variados estilos musicais, da música brasileira ao jazz passando pela “chanson francaise”, blues ou rock progressivo.

No jazz tocou com nomes como Didier Lockwood, Dee Dee Bridgewater, trio de Andre Ceccarelli ou projetos como Ultra Marine ou The Sindicate. Na canção francesa trabalhou com Charles Aznavour, Catherine Lara, Alain Chamfort, Patrick Bruel, Johnny Hallyday, Tout le Monde chante, Ceilin Poggi, entre outros.

Thierry Eliez – piano, orgão e voz
Daniel Ouvrard – baixo
Philippe Eliez – bateria

 

Marta Hugon é uma referência de prestígio, uma voz e uma presença distinta no panorama do Jazz nacional.

Um percurso sólido de conhecimento e tradição no Jazz, Marta Hugon privilegia a empatia com o público e manifesta uma necessidade de constante reinvenção musical com intuito de surpreender.

Na sequência do lançamento do seu novo single apresentado no passado mês de Janeiro, inicia uma tour que traz a Marta Hugon de regresso aos palcos, com um novo espetáculo intitulado “Beautiful Melodies, Terrible Things”.

Marta Hugon Quinteto

Marta Hugon – voz
Filipe Melo – piano
Mário Delgado – guitarra
Bernardo Moreira – contrabaixo
André Sousa Machado – bateria

 

Comentários

pub