Urbanismo da Baixa de Faro inspira exposição de alunos da UAlg

A criação de mais zonas pedonais nos Bairros históricos de Faro é um dos elementosm centrais de muitas das propostas […]

A criação de mais zonas pedonais nos Bairros históricos de Faro é um dos elementosm centrais de muitas das propostas de alunos do 3º ano do curso de Arquitetura Paisagista da UAlg, para regeneração urbana e valorização ambiental de três zonas históricas da cidade de Faro, que vão estar em mostra a partir de amanhã, terça-feira, no Mercado Municipal de Faro.

Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos deste curso da UAlg no ano letivo 2012/13, no âmbito da disciplina de Projetos de Arquitetura Paisagista V, sob a orientação do Prof. Desidério Batista e da Arq.ª Paisagista Amélia Santos, a pensar em diversos locais, nomeadamente: o Largo de S. Pedro, o Largo do Carmo e o Jardim Catarina Eufémia.

Na base destes trabalhos, houve duas premissas fundamentais. «Em primeiro lugar, a necessidade premente de valorizar a circulação pedonal em detrimento do trânsito automóvel. E em segundo, a tentativa de harmonizar o rico património edificado daquelas áreas com o património paisagístico presente, composto por espaço público, vegetação, jardim e paisagem urbana», segundo a Câmara de Faro.

A mostra estará patente até ao dia 19 de Junho no espaço central do Mercado.

Comentários

pub