Teresa Duarte vence etapa no Circuito Nacional de Bodyboard

A algarvia Teresa Duarte (Associação de Bodyboard de Sagres – ABS) venceu o Boogie Chicks Pro, 3ª Etapa Feminina do […]

A algarvia Teresa Duarte (Associação de Bodyboard de Sagres – ABS) venceu o Boogie Chicks Pro, 3ª Etapa Feminina do Circuito Nacional de Bodyboard Pro Tour 2014, disputada este sábado no Guincho.

Joana Schenker, atleta ABS e campeã Pro Tour 2013, alcançou o 5º lugar na classificação final da prova e manteve a liderança no circuito nacional.

A Praia do Guincho, em Cascais, apresentou ondulação consistente ao longo do dia para esta etapa apenas feminina do circuito nacional Pro Tour 2014. A prova foi disputada por 11 atletas, entre as quais duas algarvias atletas ABS.

Joana Schenker chegou ao Guincho na liderança feminina do Pro Tour 2014 e começou esta 3ª Etapa da melhor forma, vencendo a sua bateria na primeira ronda (quartos-de-final) e registando a melhor onda (7.00 pontos) dessa fase.

Na primeira fase das meias-finais, disputada em baterias de três atletas, Joana Schenker foi eliminada. A algarvia terminou esta 3ª Etapa na 5ª posição, mas manteve a liderança no circuito, graças aos fortes resultados nas duas primeiras etapas: 1ª nos Açores e 2ª em Vila do Bispo.

Teresa Duarte voltou a brilhar neste (seu) ano de regresso ao Pro Tour. A atleta algarvia, bi-campeã nacional Esperanças (2000 e 2001), campeã nacional feminino (2007) e vice-campeã nacional feminino (2011), tem palmarés e qualidade indiscutíveis para competir na elite portuguesa de bodyboard, mas não tem tido disponibilidade. Foi vice-campeã no último ano em que fez todo o circuito (2011), disputou apenas duas provas em 2012 e nenhuma em 2013. Regressou ao Pro Tour este ano na 1ª Etapa, em Vila do Bispo, e ganhou.

Na Praia do Guincho, Teresa Duarte esteve muito forte, mostrando total concentração e uma linha de surf muito consistente, que lhe valeu a melhor onda de toda a prova, um 8.50 pontos na meia-final contra Ana Adão.

Depois do apuramento em 2º nos quartos-de-final, Teresa Duarte subiu de nível nas duas fases das meias-finais, vencendo as 2 baterias (uma com três atletas e outra com duas).

Na final, com a maré a perder gás, abrindo menos oportunidades às atletas, Teresa Duarte conseguiu cedo uma boa nota, mas a decisão foi adiada até ao apito da buzina.

Teresa Almeida, atleta da Nazaré adversária da algarvia na final, por pouco não roubou a vitória a Teresa Duarte. No último minuto, a atleta da Nazaré fez uma onda e só precisava de 4.90 pontos para vencer a prova. Os juízes deram-lhe 4.45 pontos.

Com este resultado no Guincho, Teresa Duarte subiu dois lugares no ranking Pro Tour 2014, da 6ª para a 4ª posição (2000 pontos). Tem duas vitórias em três etapas, faltou à 2ª Etapa, nos Açores e está em boa situação para discutir o título nacional.

Joana Schenker mantém a liderança do ranking, com 2470 pontos, mas tem agora mais próxima a concorrência direta: Teresa Almeida (2ª no ranking, com 2024 pontos) e Marta Leitão (3ª com 2015 pontos). A competição feminina no Pro Tour 2014 está verdadeiramente on fire.

A 3ª Etapa do CNBB Pro Tour 2014 assinalou o 10º aniversário do do Boggie Chicks Pro e foi organizada por Aqua Carca, Boggie Chicks e Associação Portuguesa de Bodyboard (APB). A atleta top 10 nacional Catarina Sousa, do clube Aqua Carca, optou por não competir, para concentrar esforços na organização do evento.

A próxima etapa do Pro Tour 2014 está marcada para os dias 21 e 22 de Julho, em Santa Cruz, marcando o início da competição dropknee no circuito.

Comentários

pub