Silves assinala 90 anos da revolta dos corticeiros com palestras e sessão solene

Os 90 anos sobre a manifestação corticeira de 22 de junho de 1924 serão assinalados pelo Município de Silves numa […]

Os 90 anos sobre a manifestação corticeira de 22 de junho de 1924 serão assinalados pelo Município de Silves numa sessão solene a realizar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no próximo dia 25 de Junho, pelas 18h30.

Duas conferências, que revisitam o emblemático e simbólico acontecimento que marcou a história do movimento operário no concelho, darão corpo a esta homenagem.

Uma das palestras, intitulada “O 22 de junho de 1924 no movimento operário silvense: o anátema do ‘lenço na algibeira’”, será proferida por Maria João Raminhos Duarte, especialista em História Contemporânea (nomeadamente no que concerne à região algarvia) e com várias obras de referência publicadas e outros contributos nesta área.

A outra intervenção, num registo complementar, estará a cargo de Manuel Ramos, professor e historiador, que foi ainda diretor do Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês.

Depois das conferências, o público será convidado a visitar a exposição documental que evoca os 90 anos do conflito entre as forças policiais e a classe operária corticeira silvense, a qual tem estado patente ao longo deste mês nos Paços do Concelho de Silves e foi concebida pelo Arquivo Municipal.

Com esta iniciativa, o Município de Silves pretende promover um maior conhecimento e consciência cívica, por parte da população local, acerca da identidade e devir histórico-culturais do concelho.

Comentários

pub