São Brás torna-se um concelho de criativos e artesãos durante cinco dias

A criatividade, assente em saberes milenares, vai fervilhar ao longo dos próximos cinco dias, em mais uma edição da iniciativa […]

A criatividade, assente em saberes milenares, vai fervilhar ao longo dos próximos cinco dias, em mais uma edição da iniciativa «Design e Ofícios», que vai decorrer em São Brás de Alportel. Jovens designers vão unir-se a artesãos da região para conceber peças que se querem inovadoras e a olhar para o futuro. Este ano, a população em geral é, igualmente, convidada a participar em diversas atividades.

A Residência Criativa, o ponto alto do projeto, que tem lugar na Oficina Municipal de São Brás, , começa esta sexta-feira e dura até à próxima terça-feira, dia 10 de Junho. A organização, a cargo da Associação de Designers do Sul e da Câmara de São Brás de Alportel, aproveitou o facto de o Dia de Portugal calhar a uma terça-feira para aumentar a duração da residência em mais um dia, nesta quarta-edição.

«À medida que há mais edições, estamos a juntar mais dias, com mais atividades. O que se propõe é um conjunto de ações abertas a todos e não apenas aos criativos participantes», ilustrou Bruno Boto, da ADS que esteve à conversa com a Rádio Universitária do Algarve RUA FM (102.7), para fazer a antecipação deste evento, que é já uma imagem de marca da associação. E um dos focos da entrevista foi esta nova faceta do «Design e Ofícios», que já esteve em destaque na apresentação oficial do evento, em março passado.

Exposições, tertúlias, Oficinas experimentais para crianças e adultos, visitas de estudo, apanha de folha de palma de esparto, passeios pedestres para reconhecimento de plantas, e um arraial com mercadinho de artesãos são algumas das atividades em que qualquer pessoa poderá participar. «Temos vindo a deparar-nos com a situação que as pessoas, por curiosidade, vão visitar a oficina, para tentar conhecer e perceber o que nós estamos a fazer», ilustrou Bruno Boto.

Tendo em conta esta vontade da população em conhecer melhor o projeto, a organização pensou que seria bom «alargar ao público em geral as atividades paralelas, que complementam a formação dos criativos participantes». Em causa estão atividades como «os workshops, as visitas temáticas e os passeios».

Aberta esta porta, foi apenas um passo até o conceito ser mais alargado, para ser ainda mais inclusivo, «capaz de nos ligar à população de São Brás e da região, criando um arraial e tertúlias que falem não só de artesanato, mas também de design».

Neste âmbito, o Parque Roberto Nobre vai acolher um arraial com mercadinho de artesanato, amanhã, sábado, a partir das 21 horas, no qual toda a população é convidada a participar.

No domingo os criativos Inês Mercier e João Matias vão dar uma masterclass sobre «Pensar EcoDesign» no Centro de Apoio à Comunidade, pelas 21h30, abrindo o apetite para a tertúlia «Design & Ofícios» que contará com a participação especial de Lisá Tamiris, fotógrafa e designer de moda.

O evento começa, de resto, com uma iniciativa virada para a comunidade. Hoje, às 21h30, a 4ª edição do «Design e Ofícios» é oficialmente lançada no espaço cultural Zem Arte, na zona nobre de São Brás de Alportel, onde será inaugurada a exposição dos trabalhos finais do 2º curso de Cerâmica Criativa. A partir deste momento, os criativos participantes, apoiados pelos experientes artesãos, começam a Residência Criativa.

«O Design e Ofícios é um projeto que se tem fundamentado nesse elo entre a tradição e a inovação. A tradição, convidando artesãos locais e da região, de diferentes áreas e criativos que estejam dispostos a participar nesta experiência», que contribuem para a inovação.

«Temos o objetivo de mostrar que o património cultural imaterial e os recursos, ao nível das matérias primas da região, podem vir a ser uma solução e que os criativos podem, eventualmente, desenvolver as suas próprias marcas», disse Bruno Boto.

Para os interessados em participar as inscrições e consulta de informações podem ser efetuadas através do telefone 289 878 697, do email [email protected] ou no site do evento.

Comentários

pub