Rotary promove concerto solidário em prol dos Bombeiros de Portimão e da Conferência São Vicente de Paulo

O Rotary Club da Praia da Rocha promove no dia 27 de junho, às 21h30, no Teatro Municipal de Portimão […]

O Rotary Club da Praia da Rocha promove no dia 27 de junho, às 21h30, no Teatro Municipal de Portimão (Tempo), um espetáculo de solidariedade em prol da Conferência São Vicente de Paulo e dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

Estarão em palco, os portimonenses “Os Compotas”, Edmundo Inácio, Luís Antunes, Andreia Machado, Catarina Barão, “Os Intocáveis”, e Dário, o “Moce d’um Cabréste”.

Participam também o Grupo Coral Adágio, o Duo Em Sol, o acordeonista Nelson Conceição e as fadistas Helena Castro e Antonieta Guerreiro, ambas acompanhadas à viola e guitarra por Paulo Feteira e Filipe Batista.

Segundo Fernando Gião, presidente do Rotary da Praia da Rocha, «sendo o lema dos Rotários “dar de si, antes de pensar em si”, sempre que solicitados não podemos virar as costas quando nos estendem a mão a pedir ajuda”.

“Foi com essa abertura de coração que aceitámos organizar este espetáculo em prol destas duas instituições portimonenses, a Conferência São Vicente de Paulo e os Bombeiros Voluntários de Portimão, contando para o efeito com a graciosa ajuda de músicos, maioritariamente, locais e outros que não sendo de cá, não se coíbem de ajudar Portimão, a cidade do Algarve com maior número de carenciados, muitos deles envergonhados», acrescentou Fernando Gião.

·         SOBRE A CONFERÊNCIA SÃO VICENTE DE PAULO EM PORTIMÃO
A Conferência São Vicente de Paulo, fundada em Paris, em 1833, por um grupo de jovens leigos inspirados na vida e obra de São Vicente de Paulo, espalhou-se pelo mundo.

Hoje, em Portugal, é uma Associação de Solidariedade Social composta por leigos cristãos vocacionados para o auxílio aos “mais pobres e envergonhados”.

Existe em Portimão desde 1923. Não fazendo parte das instituições beneficiárias do Banco Alimentar, precisa, fundamentalmente, de dinheiro e de alimentos não perecíveis para distribuir pela meia centena de utentes que a si recorre diariamente.
·         SOBRE OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE PORTIMÃO
Foi formado em 1926, sob o lema “Vida por Vida”. Depois de ter passado por várias instalações, em 1982, o proprietário da Quinta do Morais cedeu uma parcela de terreno, livre de quaisquer ónus ou encargos, destinada à construção do novo quartel.

Em 1985, ficaram concluídas as obras de construção e, de imediato, para ali se mudou a Instituição dos Bombeiros onde permanece até hoje, na Rua dos Bombeiros Voluntários.

Em 1992 é fundada a Fanfarra do Corpo de Bombeiros Voluntários de Portimão, que com 22 anos de existência, regista mais de setecentos eventos, muitos dos quais ao longo do país.

A palavra missão marca os dias desta corporação. Há sempre alguém a precisar de ajuda, há sempre algo mais a construir e a melhorar e com quase 88 anos de existência funciona 24 sobre 24 horas. Mulheres e homens, devidamente credenciados nas diferentes áreas de atuação estão, incondicionalmente, prontos a ajudar o próximo mesmo que para tal seja necessário colocar a sua vida em risco.

Como se depreende, esta instituição precisa constantemente de apoios, a começar pelo combustível necessário para as ambulâncias circularem ou para as reparar, como tem acontecido ultimamente, pois o parque automóvel está a ficar “cansado”. Poucos sabem qual o papel, na área social, que esta instituição presta à população.

Tornar-se associado dos Bombeiros Voluntários de Portimão é uma das formas possíveis de retribuir, enquanto cidadãos conscientes e responsáveis, o inestimável trabalho abnegado que estes soldados da paz fazem todos os dias por nós.

Comentários

pub