Praias de Portimão voltam a hastear a Bandeira Azul no Dia Mundial do Ambiente

As praias da Rocha, Três Castelos, Vau, Três Irmãos/Alvor Nascente e Alvor Poente vão ostentar a partir de 5 de […]

As praias da Rocha, Três Castelos, Vau, Três Irmãos/Alvor Nascente e Alvor Poente vão ostentar a partir de 5 de junho e até ao final da época balnear a Bandeira Azul, símbolo europeu que traduz o cumprimento de critérios como a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e os equipamentos, bem como a segurança e os serviços.

A primeira Bandeira Azul 2014 será hasteada às 10h00 do dia 5 de junho na Praia de Alvor, numa cerimónia que decorrerá junto ao Restaurante Dunas, realizando-se ao longo da manhã a mesma formalidade nas restantes estâncias balneares.

Símbolo qualitativo reservado a praias, portos de recreio e marinas, a Bandeira Azul é hasteada nas praias de Portimão desde 1987, tendo como objetivo elevar o grau de consciencialização para a necessidade da proteção do ambiente marinho e costeiro, bem como incentivar a concretização de ações capazes de resolverem problemas eventualmente detetados.

Na ocasião, será também hasteada a bandeira de “Praia Acessível – Praia para Todos” nas praias da Rocha, Vau, Três Irmãos/Alvor Nascente e Alvor Poente, que assim serão distinguidas por cumprirem requisitos como acessos pedonais fáceis, sem obstáculos para pessoas com mobilidade condicionada, estacionamento ordenado e com lugares reservados a viaturas ao serviço das pessoas com deficiência, passadeiras sobre o areal e instalações sanitárias adaptadas, entre outros.

Alunos de Portimão distribuem folheto que fizeram sobre o litoral

Os alunos da turma A do 8º ano da EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco vão apresentar e distribuir, durante a cerimónia do hastear da Bandeira Azul 2014 na Praia de Alvor, o folheto informativo que produziram sobre o Litoral de Portimão.

Este é o culminar do projeto desenvolvido durante o ano letivo 2013/2014, pela equipa de Educação Ambiental da Câmara de Portimão, que trabalhou o tema “Litoral de Portimão”, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com aqueles alunos.

Para o efeito, foram realizadas três sessões teóricas abordando os vários enquadramentos litorais presentes em Portimão (zonas húmidas, sistema dunar e litoral rochoso) e feita uma visita de estudo ao sistema dunar de Alvor.

O projeto culminou com a realização de um folheto informativo a apresentar e distribuir pelos próprios alunos, assinalando desta forma o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de junho.

Comentários

pub