Potencial do «Turismo Criativo» já convenceu Loulé

O potencial do chamado «Turismo Criativo», um segmento em expansão a nível mundial, foi mostrado em Loulé, nos dias 13 […]

O potencial do chamado «Turismo Criativo», um segmento em expansão a nível mundial, foi mostrado em Loulé, nos dias 13 e 14 de junho. Quem já estará convencido é o município de Loulé, que promoveu o evento com a empresa ProAtiveTur e já está a preparar, com o mesmo parceiro, uma candidatura à Rede Internacional de Turismo Criativo, para apresentar ainda em 2014.

O vice-Presidente da Câmara Municipal de Loulé Hugo Nunes, considerou, durante o evento, que o Turismo Criativo, é «um dos pilares para o futuro do concelho», considerando que tem um grande «potencial de dinamização do património cultural físico e imaterial».

Diferentes espaços daquela cidade acolheram ações no âmbito desta iniciativa, cujo objetivo foi dar a conhecer melhor este tipo de turismo, «que procura participar ativamente na cultura, tradições e modo de vida dos residentes, em interação com as gentes e o carácter singular de um lugar».

No dia 13, o momento alto foi a palestra «Como construir programas de turismo criativo e potenciar ofertas em rede», proferida pela Coordenadora da Rede Internacional “Creative Tourism Network” Caroline Couret.

Na ocasião, esta responsável revelou que existem 15 destinos reconhecidos a nível mundial e que Loulé tem condições para vir a pertencer a esta rede, destacando «o calor humano, a amabilidade e as tradições» da cidade.

A coordenadora referiu os vários exemplos de programas de turismo criativo que estão a ser desenvolvidos em várias partes do mundo, desde aulas de rumba catalã e sessões culinárias em casa de “chefs” em Barcelona, até à salga de anchovas com os pescadores na Costa Brava, ou a workshops num bairro de artistas em Santiago do Chile. O importante é «conquistar as emoções dos viajantes» através de experiências «únicas, autênticas e de grande qualidade que reforcem a identidade do lugar» pondo em ação os lemas “small is beautiful” e “do it yourself”.

O dia 14 foi dedicado à criatividade, propriamente dita. 60 pessoas tiveram um contacto privilegiado com as tradições de Loulé e experimentaram confecionar papas de milho, fazer brinquedos em cana, pasta de amêndoa, arranjos de costura numa retrosaria, conduzir a bicicleta do amola-tesouras e lançaram um novo olhar pelo património cultural através da fotografia e da serigrafia.

João Ministro, da ProActiveTur, explicou que este evento é o ponto de partida para outras iniciativas que se pretende desenvolver com o projeto Loulé Criativo envolvendo agentes locais, técnicos da autarquia, o comércio, artesãos e artistas. O projeto pretende contribuir para a revitalização e dinamização das artes e ofícios e abrange a realização de programas de turismo criativo, residências artísticas, formação, investigação, apoio à instalação de novos artesãos e à comercialização dos produtos.

 

 

Comentários

pub