Portimão debate oportunidades de negócio da Dieta Mediterrânica

“A Dieta Mediterrânica – Estilo de Vida e Oportunidade de Negócio” é o tema de mais um debate do ciclo […]

“A Dieta Mediterrânica – Estilo de Vida e Oportunidade de Negócio” é o tema de mais um debate do ciclo Teia d’Ideias, marcado para quarta-feira, dia 11 de junho, às 21h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Para discutir as oportunidades criadas pela classificação da Dieta Mediterrânica (DM) como Património Mundial e Imaterial da Humanidade e a forma como este padrão alimentar pode ajudar a viver melhor e com mais saúde, foram convidados Jorge Queiroz, diretor do Museu de Tavira e coordenador do dossier técnico da candidatura da DM a Património Mundial e Imaterial da Humanidade, João Amaro (Tertúlia Algarvia), Luís Nunes, Vice-Grão-Mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, Bárbara Castelo, dietista do Centro Hospitalar do Algarve, e Henrique Sequeira, proprietário do estabelecimento Vinhos,
Azeites & Companhia – Sabores Mediterrânicos
.

No passado dia 4 de Dezembro, em Baku, no Azerbeijão, foi aprovada pela UNESCO a candidatura conjunta apresentada por Portugal, Chipre, Croácia, Espanha, Marrocos, Itália e Grécia da Dieta Mediterrânica a Património Mundial e Imaterial da Humanidade. Em Portugal, a comunidade representativa desta classificação é o município de Tavira, que coordenou a candidatura.

Mais do que produtos e métodos de confeção, a DM é uma expressão cultural e um estilo de vida que envolve técnicas e práticas únicas, bem como tradições, saberes e formas de sociabilidade. Em suma, é uma marca identitária comum aos povos do Sul da Europa e Norte de África que conta uma história secular de partilha e diálogo intercultural.

Por outro lado, a promoção de uma cultura gastronómica e de um estilo de vida próprio apresenta-se igualmente como uma oportunidade de negócio, em particular no campo do turismo e da restauração.

A esta perspetiva, aliam-se as provas já dadas de benefícios que o padrão alimentar mediterrânico pode trazer para a saúde. Cultura, economia e estilos de vida saudáveis – elementos aparentemente díspares, mas que se conciliam plenamente na Dieta Mediterrânica.

O encontro está aberto a todos os interessados, que poderão assistir ao vivo e participar ativamente no debate.

Será ainda possível seguir as principais incidências da tertúlia através da página de Facebook da Teia d’Impulsos. Como habitual, o debate será registado em formato áudio, sendo posteriormente transmitido, em diferido, pela Rádio Costa d’Oiro no programa “Impulso”.

Esta edição da Teia d’Ideias contará ainda com o apoio da Vinhos, Azeites & Companhia – Sabores Mediterrânicos e da Delta na realização do coffee-break. No intervalo da tertúlia, terá ainda a oportunidade de conhecer e adquirir o livro «Teia d’Ideias: Espaço de Cidadania», que agrega as principais conclusões da segunda série deste ciclo de debates.

O ciclo de debates Teia d’Ideias é promovido pela Teia d’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva (TDI), em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro.

Mais informações acerca desta e outras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em
www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail [email protected].

Comentários

pub