Pianista Júlio Resende relembra Amália em Olhão

O pianista Júlio Resende vai revisitar Amália Rodrigues num concerto que o Auditório Municipal de Olhão acolherá, no sábado, às […]

O pianista Júlio Resende vai revisitar Amália Rodrigues num concerto que o Auditório Municipal de Olhão acolherá, no sábado, às 21h30. O músico algarvio apresentará o seu mais recente trabalho a solo «Amália por Júlio Resende», onde relembra aquela que continua a ser a figura maior do Fado.

Este será um regresso a Olhão, cidade onde o Júlio Resende cresceu e teve o primeiro contacto com a música, mas onde tocará pela primeira vez, desde que enveredou pela carreira musical. Com ele, traz as músicas imortalizadas por Amália, a sua inspiração.

«Todos os pianistas têm o sonho de realizar um disco a solo. Eu queria fazer o disco a solo mais pessoal possível. Entendo a palavra ‘solo’ como algo que tem a ver com terra, com raízes, com o chão que pisas, que habitas. Entre as minhas memórias musicais mais antigas está a voz da Amália a cantar A Casa Portuguesa ou o avassalador Estranha Forma de Vida e ela serve de símbolo para esta viagem musical», explica o músico.

 

Sobre Júlio Resende:

O pianista Júlio Resende nasceu em Faro, mas cresceu em Olhão. Aos 18 anos rumou a Lisboa, para prosseguir os seus estudos. No entanto, foi em Olhão que começou, com quatro anos, a tomar gosto pela música, em especial pelo piano.

A oferta de um pequeno piano, aos quatro anos, veio despertar o interesse do pequeno Júlio pelas teclas. Frequentou o Conservatório de Música de Faro, onde aprendeu música clássica, mas foi no jazz que conheceu a arte de improvisação musical. Em 2001, já em Lisboa e a par da licenciatura em Filosofia, aventura-se pelo mais antigo clube de jazz da Europa: o Hot Clube de Portugal.

Do jazz ao fado, conta com várias colaborações de sucesso com grandes nomes da música portuguesa: Maria João, Aldina Duarte, Elisa Rodrigues, Hélder Moutinho, António Zambujo, Ana Moura, Cristina Branco, Cuca Roseta, Marco Rodrigues.

No panorama do jazz internacional destacam-se as colaborações com Matt Penman, reconhecido contrabaixista nova-iorquino, Perico Sambeat, um dos melhores saxofonistas espanhóis de todos os tempos, John Hebert, Carlos Bica, Ole Morten Vogan ou Will Vinson, entre outros.

Comentários

pub