PCP condena intenção de encerrar base do INEM em Alcantarilha

O PCP/Silves está contra a possibilidade de se vir a retirar a base do INEM que existe, atualmente, em Alcantarilha. […]

O PCP/Silves está contra a possibilidade de se vir a retirar a base do INEM que existe, atualmente, em Alcantarilha. Uma eventual opção com a qual os comunistas silvenses estão em «profundo desacordo», prometendo que irão garantir que o assunto seja levado à Assembleia da República.

Para o PCP, «não há razões, a não ser a lógica economicista que está por detrás da política de saúde de sucessivos governos, que justifiquem o encerramento ou a deslocalização desta base do INEM de Alcantarilha, localidade que do ponto de vista geográfico, não só responde às necessidades do extenso concelho de Silves, como se encontra colocada de forma privilegiada face à cobertura do conjunto de eixos rodoviários que servem a região do Algarve».

«Face a necessidades acrescidas no plano dos meios de apoio à emergência médica como acontece no Algarve no período do verão (crescimento significativo da população), aquilo que deveria ser decidido seria um reforço desses meios na região durante esse período ou mesmo de forma permanente», acrescentam.

Os comunistas defendem que o Governo tem «imposto ao povo português, e em particular às populações do Algarve, uma política de destruição do serviço nacional de saúde».

Algo que se nota «na falta de cerca de 800 profissionais de saúde na região, no processo de fusão de hospitais, encerramento e concentração de serviços, na contínua degradação dos cuidados primários de saúde que atinge sobretudo as populações mais carenciadas».

«Uma política que apoia e promove simultaneamente a instalação e crescimento de hospitais e clínicas privadas e que são, em grande medida, financiadas pelo erário público», dizem, ainda, os comunistas silvenses.

Comentários

pub